Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

domingo, 15 de maio de 2011

Tremor de magnitude 6.0 na cordilheira meso-oceânica.

Hoje, às 13:08 UTC (10:08 hora local) ocorreu um tremor de magnitude 6.0 no meio do Oceano Atlântico, na cordilheira meso-oceânica. O sismo ocorreu a 1276 km de Natal.
As primeiras informações que nos chegaram da Defesa Civil do RN (Cel. Josenildo Acioli) nos deram conta de que estavam sendo difundidas interpretações de leigos dizendo que um grande tsunami atingiria Natal. Isso não ocorreu nem poderia ter ocorrido dada a magnitude do sismo e o tipo de movimento (transcorrente, movimento horizontal). Para se gerar um tsunami  é necessário que o movimento seja vertical, quando a água do mar pode ser empurrada ou descida, abruptamente.
O mapa de localização do epicentro e os registros nas estações de Riachuelo-RN (RCBR), Gravatá-PE (GRBR) e Pau dos Ferros-RN (PFBR) seguem em anexo.

Fonte: USGS; LabSis/UFRN; Convênio USGS/UFRN; INCT de Estudos Tectônicos.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Definida área epicentral dos eventos ocorridos em Massapê CE




Após coleta e análise mais precisa dos dados, foi localizada a área epicentral dos recentes tremores que vem ocorrendo no município de Massapê CE.
Conforme mapa apresentado, o epicentro está na coordenada abaixo com erro de ~3 km
Lat 3.49823 S
Long 40.29402 W
O técnico da UFRN Eduardo Alexandre, acompanhado do Coordenador da Defesa Civil do Município de Massapê, Sr. Wanderlei e do SubTen M Costa, da Defesa Civil de Sobral, visitaram, no último dia 03/05/2011, a localidade Várzea da Cruz, onde moradores descreveram que os recentes eventos sísmicos foram sentidos com maior intensidade, sendo observadas vibrações fortes nos telhados, portas, janelas e alumínios, além de um forte estrondo. Isso confirma mais ainda a informação instrumental das estações utilizadas para cálculo epicentral.