segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Novo tremor na região de Pedra Preta-RN em 18/11/2012


    Ontem, 18/11, às 13:28 UTC (10:28 hora local), ocorreu um novo tremor de terra em Pedra Preta-RN que atingiu a magnitude 2.6. Este evento foi registrado, entre outras, pela estação de Riachuelo (RCBR) e pelas estações da Rede Sismográfica do Nordeste (RSISNE) de Paraú (NBPA), Livramento (NBLI) e Pedro Velho (NBPV).
    A localização do epicentro é mostrada na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é representado pela estrela vermelha. As estações de Riachuelo (RCBR) e Pedra Preta (ACPP) são representadas pelos triângulos vermelhos.
    O registro desse evento pela estação RCBR é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento pela estação RCBR. Fonte: RCBR.

    Hoje, em visita à região, o técnico Eduardo Menezes conversou com vários moradores de sítios próximos à estação ACPP, em Cabeço Preto. Segundo informações por ele coletadas esse tremor foi sentido em Cabeço Preto, Ubaeira e Sítio Barro Vermelho. 

Fonte: LabSis/UFRN; USGS; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Heleno Lima Neto, Renato Dantas

domingo, 18 de novembro de 2012

Novo tremor de terra em João Câmara-RN em 17/11/2012

    Depois de um longo período de baixa atividade da Falha de Samambaia, um novo tremor voltou a ocorrer na região de João Câmara às 00:41 UTC do dia 17 (21:41 hora local do dia 16). Esse tremor atingiu a magnitude 2.8.
    O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.
   
Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro do sismo é denotado pela estrela vermelha. São mostradas também as estações sismográficas permanentes (triângulos vermelhos) de Riachuelo (RCBR; USGS) e João Câmara (RSISNE), bem como, em azul, outras estações instaladas na região.
    O registro desse evento pela estação RCBR é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do sismo na estação RCBR. Fonte: USGS.
    Aparentemente o evento ocorreu na região de Samambaia-Lagoa Rachada onde a atividade sísmica teve início em 1986.

Fonte: LabSis/UFRN; USGS
Joaquim Ferreira

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Novos tremores na cadeia meso-oceânica em 13/11/2012

    Hoje, 13/11, ocorreram dois tremores na cordilheira meso-oceânica, com epicentro muito próximo. O primeiro evento ocorreu às 06:21 UTC e teve magnitude 4.8. O segundo evento ocorreu às 06:48 e teve magnitude 4.9. Esses eventos ocorreram a aproximadamente 3.500 km ao norte de Belém do Pará.
    Comparativamente a outros períodos deste ano a atividade sísmica na dorsal está relativamente pequena tendo ocorrido somente 4 eventos, incluindo os de hoje, nos últimos 30 dias.
    O mapa da localização epicentral é mostrado na  Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O evento das 06:48 é simbolizado pelo círculo verde. Todos os eventos mostrados no mapa ocorreram nos últimos 30 dias e têm magnitude maior ou igual a 4.5. Fonte: USGS.
Fonte: LabSis/UFRN; USGS
Joaquim Ferreira

domingo, 11 de novembro de 2012

Novo tremor na cadeia meso-oceânica em 11/11/2012


    Hoje, dia 11 de novembro, às 08:02 UTC, ocorreu um novo tremor na cadeia meso-oceânica desta vez de magnitude 4.7.
    O epicentro do tremor, mostrado na Figura 1, foi localizado a aproximadamente 360 km a NW de São Pedro e São Paulo, 790 km a N de Fernando de Noronha, 1.080 km a NNE de Natal e 1100 km a NE de Fortaleza.

Figura 1. Mapa de localização epicentral do sismo do dia 11/11/2012 (estrela vermelha).  São mostradas também as localizações de  São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha, Natal e Fortaleza, bem como da estação de Riachuelo (RCBR, triângulo vermelho).
    O registro desse evento pela estação de Riachuelo é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento pela estação RCBR (dentro do retângulo vermelho).  São mostrados também registros de outros eventos sendo o maior o do tremor de magnitude 6.8 ocorrido em Miamar. Fonte: USGS.
Fonte: LabSis/UFRN; USGS
Joaquim Ferreira

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Novo tremor na região de Pedra Preta-RN em 07/11/2012

    Hoje, 07/11, às 09:13 UTC (06:13 hora local), ocorreu um novo tremor de terra em Pedra Preta-RN que atingiu a magnitude 2.1. Este evento foi registrado, entre outras, pela estação de Riachuelo (RCBR) e pelas estações da Rede Sismográfica do Nordeste (RSISNE) de Paraú (NBPA), Livramento (NBLI) e Pedro Velho (NBPV).
    A localização do epicentro é mostrada na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é simbolizado pela estrela vermelha. As estações  RCBR e  ACPP (Pedra Preta) estão simbolizadas pelos triângulos vermelhos.
    O registro desse evento pela estação RCBR é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento na estação RCBR.
    Como temos repetidamente noticiado a região de Pedra Preta continua ativa há quase dois anos, desde dezembro de 2010. No Nordeste do Brasil não são raros os casos de sequências sísmicas que duram mais de dois anos e, em alguns casos, podem chegar a mais de 10 anos, como a atividade sísmica de Cascavel-CE após 1993.
    Normalmente tremores de magnitude 1.5 podem ser sentidos (na verdade ouve-se o som, o denominado estrondo) próximo ao epicentro. Quanto maior a magnitude maior a área em que esse tremor pode ser sentido e maiores serão os efeitos observados.

Fonte: LabSis/UFRN; USGS; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Heleno Lima Neto


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Novo tremor na cadeia meso-oceânica em 03/11/2012

    No sábado, dia 3 de novembro, às 12:58 UTC, depois de um longo período sem atividade sísmica confirmada pelo USGS, ocorreu um novo tremor na cadeia meso-oceânica desta vez de magnitude 5.8. Trata-se de um dos maiores tremores ocorridos na cordilheira meso-oceânica este ano.
    O epicentro do tremor, mostrado na Figura 1, foi localizado a aproximadamente 1.220km a NNW de Fernando de Noronha, 1290 km a NNE de Fortaleza e 1.430 km a N de Natal.

Figura 1. Mapa de localização epicentral do sismo do dia 03/11/2012 (estrela vermalha).  São mostradas também as localizações de Fernando de Noronha, Fortaleza e Natal, bem como da estação de Riachuelo (RCBR, triângulo vermelho).
    O registro desse evento pela estação de Riachuelo é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do sismo pela estação RCBR.
Fonte: LabSis/UFRN; USGS
Joaquim Ferreira