sexta-feira, 26 de abril de 2013

Tremor de terra no litoral do RN em 26/04/2013

    Hoje, às 20:47 UTC (17:47 hora local) ocorreu um tremor de terra, de magnitude preliminar 2.2, no litoral do Rio Grande do Norte. Esse evento foi registrado pela estação de Riachuelo (RCBR).
    O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é simbolizado pela estrela vermelha. A estrela amarela simboliza o epicentro do sismo de magnitude 4.0 que ocorreu em 2006. O triângulo vermelho mostra a localização da estação RCBR.
    O registro desse evento na estação RCBR é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em RCBR.
    O evento ocorreu a aproximadamente 22,5 km de Touros. Em 02/09/2006, também em frente a Touros (ver Figura 1) ocorreu um sismo de magnitude 4.0 que foi inclusive sentido em Natal.

Fonte: LabSis/UFRN; USGS; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira


sábado, 20 de abril de 2013

LabSis faz palestra no IFRN em João Câmara

No dia 18 de abril, às 19h, o LabSis vez uma palestra no IFRN em João Câmara. O título da palestra foi "Terremotos em João Câmara" e teve como público-alvo estudantes e demais membros da comunidade acadêmica do IFRN. Depois da apresentação, o Prof. Aderson Nascimento respondeu perguntas dos alunos e professores presentes.

O LabSis agradece a oportunidade e à Profa. Geneci Medeiros pela organização da palestra. Também agradecemos à excelente recepção por parte de alunos, professores e funcionários do IFRN-João Câmara.
Os slides da palestra estarão disponíveis em breve.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Novo tremor em Pedra Preta-RN em 19/04/2013

    Hoje, 19/04, às 04:34 UTC (01:34 hora local) ocorreu um novo tremor no município de Pedra Preta desta vez de magnitude 1.8. O epicentro desse tremor foi na nova área epicentral detectada em 03/04/2013.
    O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é representado pela estrela vermelha. As estações instaladas na região são representadas por triângulos vermelhos. Os limites do município de Pedra Preta estão em destaque.
    Esse evento foi registrado por diversas estações entre as quais a de Riachuelo-RN (RCBR), Paraú-RN (NBPA) e Livramento-PB (NBLI). O registro do evento na estação RCBR é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em RCBR.

 Fonte: LabSis/UFRN; USGS; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Regina Spinelli


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Novo tremor em Pernambuco em 18/04/2013

     Hoje, 18/04, às 15:23 UTC (12:23 hora local) ocorreu um tremor em Pernambuco de magnitude preliminar estimada em 2.5. Esse tremor foi registrado pelas estações de Riachuelo-RN (RCBR), de Livramento-PB (NBLI) e Paraú-RN (NBPA), entre outras. Não foi possível, por motivos técnicos, ter acesso aos dados da estação de Caruaru (NBCA). 
    O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é representado pela estrela vermelha. Os limites dos municípios de Belo Jardim e Tacaimbó estão em destaque.
    Como se pode notar, o epicentro está no limite dos municípios de Belo Jardim e Tacaimbó e mais próximo da cidade de Tacaimbó. Segundo fomos informados esse tremor foi sentido em Tacaimbó.
    O registro desse evento na estação NBLI está na Figura 2.  

Figura 2. Registro do evento em NBLI.
    Eventos sísmicos na região de Belo Jardim e Tacaimbó já ocorreram no passado e estão associados à reativação do Lineamento Pernambuco nessa região.


 Fonte: LabSis/UFRN; USGS; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Regina Spinelli,Heleno Lima Neto, Rodrigo Pessoa

Novo tremor em Pedra Preta-RN em 18/04/2013

    Hoje, dia 18/04, às 12:26 UTC (09:26 h. local) ocorreu um novo tremor no município de Pedra Preta. A magnitude do evento foi 2.0 e é possível que tenha sido sentido pela população.
    O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é representado pela estrela vermelha. A estrela verde representa o epicentro do sismo de 2010. Os triângulos vermelhos representam estações instaladas na região.
     O registro desse evento na estação de Riachuelo (RCBR) é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento na estação RCBR.
   Como se pode ver, o epicentro desse tremor não está na mesma área que esteve ativa desde dezembro de 2010 até recentemente. Essa nova área ativa foi descoberta no dia 03 de abril (veja aqui). 
    Não dá para saber como a atividade sísmica na nova área epicentral irá evoluir. No entanto, como ela está mais próxima à cidade os tremores serão mais sentidos nela que outros de mesma magnitude que ocorreram na antiga área epicentral, na região de Cabeço Preto.

 Fonte: LabSis/UFRN; USGS; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Heleno Lima Neto


segunda-feira, 15 de abril de 2013

Novos tremores na cadeia meso-oceânica em 13 e 14/04/2013

    Nos dias 13 e 14/04 ocorreram novos tremores no setor abaixo dos Açores. No dia 13, às 08:08 UTC, ocorreu um tremor de magnitude 4.7 a aproximadamente 630 km da Ilha das Flores, Açores. No dia 14 ocorreram dois tremores mais ao sul, o primeiro, de magnitude 5.1, ocorreu às 09:51 UTC a aproximadamente 1880 km a NNE de Belém. O segundo, de magnitude 4.6, ocorreu às 12:06 UTC, a aproximadamente 1710 km NNE de Belém.
    A localização dos epicentros é mostrada na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O evento do dia 13 é representado pela bola amarela mais ao norte, sobre a cordilheira meso-oceânica. Os eventos do dia 14 estão próximos um do outro. O evento de magnitude 5.1 é representado pela bola amarela e o de magnitude 4.6 pela esfera verde.
Fonte: LabSis/UFRN; USGS
Joaquim Ferreira

sábado, 6 de abril de 2013

Estação sismográfica no Arquipélago de São Pedro e São Paulo registra terremoto na Meso

    Conforme noticiado no nosso blog (aqui), um terremoto de magnitude 4.9 ocorreu a aproximadamente 250 km a E do Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP), 775 km a NE de Fernando de Noronha e a 1150 km NE de Natal em 03 de abril de 2013.  Segue o registro na estação sismográfica presente no ASPSP para o mencionado evento na Figura 1.

Figura 1.  Registro do evento na estação ASPSP.
    O ASPSP é um ponto do território nacional muito sujeito a ocorrência de abalos sísmicos. Para manter o acompanhamento contínuo desse e outros fenômenos, a Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), em parceria com o Departamento de Geofísica da UFRN, mantém uma Estação Sismológica naquele remoto ponto do território nacional. Apesar da complexidade do equipamento e das dificuldades logísticas impostas pelas características da região, a coleta de dados tem sido feita a contento. Neste registro, é possível ver claramente as ondas de superfície provocadas pelo terremoto (oscilações no sismograma com maiores amplitudes). O eixo vertical é o tempo (em segundos) e o eixo vertical é a amplitude.

Fonte: LabSis/UFRN
Aderson do Nascimento, Regina Spinelli, Daniel Évora, Joaquim Ferreira

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Nova área sísmica em Pedra Preta-RN

    Hoje, às 15:04 UTC (12:04 h. local) e 15:05 UTC (12:05 h. local) ocorreram dois eventos de magnitudes 1.9 e 1.2, respectivamente, no município de Pedra Preta-RN, que foram registrados pela estação de Riachuelo (RCBR).
    Em princípio, isso seria uma situação normal pois a atividade sísmica em Pedra Preta se faz presente, de forma continuada, desde 2010. No entanto, os sismos de hoje não estão na mesma área epicentral, como se pode ver na Figura 1.

Figura 1. Mapa epicentral. O epicentro dos eventos de hoje está representado pela estrela vermelha. O epicentro do sismo de 2010 está representado pela estrela verde. As estações RCBR e ACCP estão representadas por triângulos vermelhos. Em destaque amarelo aparece o município de Pedra Preta.
      Como se pode notar, a nova área epicentral está bastante mais próxima da cidade de Pedra Preta que a anterior (antes, 13 km; agora, 8 km) o que significa que, se novos tremores, com a mesma magnitude dos anteriores, vierem a ocorrer eles serão mais fortemente sentidos em Pedra Preta.
    O registro dos eventos encontra-se na Figura 2.  

Figura 2. Registro dos eventos em RCBR.
 Fonte: LabSis/UFRN; USGS; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Heleno Lima Neto

Novo tremor na cadeia meso-oceânica em 03/04/2013


    Hoje, dia 03/04, às 05:29 UTC,  ocorreu um novo tremor na cordilheira meso-oceânica, de magnitude 4.9. O epicentro foi localizado a aproximadamente 250 km a E do arquipélago de São Pedro e São Paulo, 775 km a NE de Fernando de Noronha e a 1150 km NE de Natal.
    O evento ocorreu dentro da Zona Econômica Exclusiva do Brasil pois o epicentro está a menos de 370 km de São Pedro e São Paulo. Nos comunicamos com o arquipélago e nos disseram que esse evento não foi sentido.
    O mapa epicentral é mostrado na Figura 1. 

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é simbolizado pela estrela vermelha. Os triângulos vermelhos indicam o local das estações de Riachuelo (RCBR) e São Pedro e São Paulo (SPSP).
    O registro desse evento pela estação de Riachuelo é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em RCBR. O registro está dentro do retângulo vermelho no sismograma.
Fonte: LabSis/UFRN; USGS
Joaquim Ferreira, Regina Spinelli


Novo tremor de terra em Paramoti-CE em 01/04/2013

    No dia 01/04 fomos comunicados por Alternam Gomes, morador de Paramoti, de que ele havia sentido um tremor de terra. De imediato foi visto que esse tremor havia sido registrado nas estações de Sobral (SBBF) e Pau dos Ferros (PFBR) e, posteriormente, tivemos acesso, localmente, aos dados das estações de Cascavel (NBCL) e Morrinhos (NBMO). A conclusão foi que o tremor ocorreu às 12:06 UTC (09:06, hora local), o epicentro desse evento ocorreu próximo a Paramoti e teve magnitude preliminar 1.9 (NBMO).
    Entramos em contato com Francisco das Chagas Brandão, da Defesa Civil do Ceará, que se dispôs a fazer uma visita à região. Segundo suas observações de campo o tremor foi sentido praticamente só em Paramoti, o que está de acordo com a pequena magnitude e localização epicentral.
    Um mapa da localização epicentral e das estações citadas está na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está representado pela estrela azul. Os triângulos vermelhos representam estações sismográficas.
    O registro do evento na estação NBMO está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em NBMO (Morrinhos).
Fonte: LabSis/UFRN; INCT-ET; RSISNE
Joaquim Ferreira,  Regina Spinelli, Eduardo Menezes, Heleno Lima Neto