Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

quarta-feira, 27 de março de 2013

Novos tremores na região de Sobral em 27/03/2013

    Hoje, dia 27, fomos informados pelo Subtenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral, de que dois tremores haviam sido sentidos na região de Sobral, o primeiro, pela manhã ,e o segundo depois das 12:30 (hora local) sendo que este último foi sentido com maior intensidade.
    Foram analisados os registros da estação SBBR logo em busca do evento de maior magnitude. Esse evento ocorreu às 15:41 UTC (12:41 h. local) e atingiu a magnitude preliminar 2.6.
    O mapa de localização epicentral desse evento está na Figura 1.


Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é representado pela estrela vermelha. A estação de Sobral (SBBR) é representada pela estrela vermelha.
    O registro desse evento na estação SBBR é mostrado na Figura 2.


Figura 2. Registro do evento em SBBR.
    A direção do epicentro é a mesma da dos eventos anteriores mas a distância ao foco desse evento é maior que a dos eventos dos dias 17 e 24 bem como a assinatura da onda P, na componente vertical do registro (em vermelho na Figura 2),  é bem diferente (nos outros eventos a fase P, primeira a chegar, é bem maior que a fase S), conforme pode ser visto em postagem anterior. A conclusão é que o tremor de hoje ocorreu na parte mais profunda da Falha do Riacho Fundo sendo que os eventos anteriores ocorreram na parte mais rasa.

Fonte: LabSis/UFRN; INCT-ET; RSISNE
Joaquim Ferreira, Heleno Lima Neto, Paulo Oliveira, Eduardo Menezes, Regina Spinelli


terça-feira, 26 de março de 2013

Novo tremor na cadeia meso-oceânica em 26/03/2013

    Hoje, dia 26, às 13:37 UTC,  ocorreu um novo tremor na cordilheira meso-oceânica, de magnitude 4.7. O epicentro foi localizado a 1312 km NNE de São Luís-MA.
    O mapa epicentral é mostrado na Figura 1. 

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro do evento é representado pela estrela vermelha.
Fonte: LabSis/UFRN; USGS
Joaquim Ferreira, Heleno Lima Neto


domingo, 24 de março de 2013

Novo tremor na cadeia meso-oceânica em 24/03/2013


    Hoje, dia 24, às 16:23 UTC,  ocorreu um novo tremor na cordilheira meso-oceânica, de magnitude 4.9. O epicentro foi localizado a 391 km ESE de São Pedro e São Paulo (próximo ao limite das 200 milhas da Zona Econômica Exclusiva do Brasil), a 880 km a NE de Fernando de Noronha e a 1258 km de Natal. É o segundo evento que ocorre num período de dois dias no segmento sul da dorsal (dos Açores para o sul) depois de mais de um mês de calmaria.
    O mapa de localização epicentral está na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é simbolizado pela estrela vermelha. Os triângulos vermelhos mostram a localização das estações de Riachuelo (RCBR) e SPSP (São Pedro e São Paulo, convênio Marinha/UFRN).
    O registro desse evento na estação RCBR é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em RCBR. O evento está dentro do retângulo vermelho.
Fonte: LabSis/UFRN; USGS
Joaquim Ferreira

Novos tremores na região de Sobral em 23/03/2013


    Fomos informados pelo Subtenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral, de que dois tremores haviam sido sentidos na região de Sobral ontem à noite, com maior intensidade na localidade de Camilos. 
    Analisando os dados da estação de Sobral (SBBR) verificamos que às 02:20 UTC do dia 24 (22:20 do dia 23, h. local) ocorreu um tremor de magnitude preliminar 2.3, seguido por um outro às 02:21 UTC do dia 24 (22:21 do dia 23, h. local) de magnitude preliminar 1.7. O epicentro foi localizado na Serra da Meruoca. O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é representado pela estrela vermelha enquanto o triângulo vermelho representa a estação de Sobral (SBBR).
    O registro desses eventos na estação SBBR é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro dos eventos em SBBR.
    A atividade sísmica na Serra da Meruoca, no limite dos municípios de Sobral, Meruoca e Alcântaras teve início em 2008 e não cessou completamente desde então, ou seja, já faz cinco anos que essa área sísmica está ativa passando por momentos de maior ou menor intensidade.

Fonte: LabSis/UFRN; INCT-ET; RSISNE
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes

sábado, 23 de março de 2013

Novo tremor na cadeia meso-oceânica em 23/03/2013

    Hoje, dia 23, às 05:56 UTC, depois de mais de um mês sem registros por parte do USGS, ocorreu um novo tremor na cordilheira meso-oceânica, de magnitude 4.7. O epicentro foi localizado a 889 km a WSW da ilha de Santa Helena, 1056 km ao S da ilha de Ascenção, 2510 km a SE de Recife e 2670 km a E de Belmonte-BA. 
    O mapa de localização epicentral está na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é simbolizado pela estrela vermelha.  O triângulo vermelho mostra a localização da estação de Riachuelo (RCBR).
    O registro desse evento pela estação RCBR é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em RCBR. O evento está dentro do retângulo vermelho.
Fonte: LabSis/UFRN; USGS
Joaquim Ferreira


segunda-feira, 18 de março de 2013

Novo tremor na região de Sobral em 17/03/2013

    Ontem, dia 17, fomos informados pelo Subtenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral, de que um tremor havia sido sentido em Sobral e região, com maior intensidade na localidade de Camilos, município de Meruoca.
    Analisando os dados da estação de Sobral (SBBR) verificamos que às 20:28 UTC (17:28 h. local) ocorreu um tremor de magnitude 2.9, registrado por essa estação. O epicentro foi localizado na Serra da Meruoca. O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa epicentral. O local do epicentro é representado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho mostra a localização da estação SBBR.
    O epicentro está a aproximadamente 13 km a noroeste de Sobral. O registro do evento na estação SBBR é mostrado na Figura 2.


Figura 2. Registro do evento na estação SBBR.
    A atividade sísmica na Serra da Meruoca vem sendo monitorada e estudada pela UFRN desde 2008 sendo a falha ativa denominada de Falha do Riacho Fundo. Para maiores informações clique aqui.

Fonte: LabSis/UFRN; INCT-ET; RSISNE
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Heleno Lima Neto

domingo, 3 de março de 2013

Novo tremor em Pedra Preta-RN em 03/03/2013

    Hoje, dia 03/03/2013, às 13:36 UTC (10:36 hora local) ocorreu um novo tremor, desta vez de magnitude 2.3, na região de Pedra Preta-RN. 
    O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é representado pela estrela vermelha. Os triângulos vermelhos mostram as estações em operação na região (RCBR, Riachuelo; ACCP, Cabeço Preto, Pedra Preta).
    Esse evento deve ter sido sentido na área epicentral próxima à estação de Cabeço Preto. O registro desse evento pela estação RCBR é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento na estação RCBR.

Fonte: LabSis/UFRN; USGS; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira