domingo, 30 de março de 2014

Novos tremores na cordilheira meso-oceânica em 28 e 29/03/2014

    Nos dias 28 e 29/03/2014 voltaram a ocorrer novos tremores na cordilheira meso-oceânica. O primeiro tremor, de magnitude 5.0, ocorreu a cerca de 1.485 km a SW da ilha das Flores, Açores, e a 3.540 km a N de Belém. O segundo tremor, de magnitude 5.8, ocorreu a aproximadamente 1.441 km a NW da ilha de Ascensão (e não Santa Helena, como consta no boletim do USGS), a 850 km a ESE de São Pedro e São Paulo, a 1.220 km a ENE de Fernando de Noronha e a 1.580 km de Natal.
    Um mapa geral mostrando a localização desses eventos é mostrado na Figura 1.  Um mapa de localização detalhado, do segundo evento, é mostrado na Figura 2.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O círculo pequeno em azul indica o epicentro do primeiro evento (5.0). O círculo pequeno em amarelo indica o epicentro do segundo evento (5.8).
Figura 2. Mapa epicentral detalhado do segundo evento. O epicentro está representado pela estrela vermelha. A estação de Riachuelo (RCBR) está representada pelo triângulo vermelho.
    Esses eventos, bem como o sismo que foi sentido em São Pedro e São Paulo (postagem anterior), foram registrados pela estação de Riachuelo (RCBR). O registro desses eventos está mostrado na Figura 3.

Figura 3. Sismograma de 24 h da estação RCBR. Os registro dos eventos em RCBR estão delimitados por retângulos. Retângulo vermelho: evento de São Pedro e São Paulo. Retângulo azul: evento do dia 28 (5.0). Retângulo amarelo: evento do dia 29 (5.8).
Fonte: LabSis/UFRN; USGS
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes

Tremor sentido em São Pedro e São Paulo em 28/03/2014

    Na sexta-feira passada (28/03/2014), às 13:31 UTC (10:31 hora local), pesquisadores e militares  presentes no Arquipélago de São Pedro e São Paulo sentiram um forte terremoto. O técnico do LabSis Neymar Pereira, que estava no local para a manutenção da estação sismográfica ASPSP, relatou que todos no arquipélago sentiram o sismo, sendo que pesquisadores que estavam realizando mergulho científico perceberam o efeito do tremor debaixo d'água.
    O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O triângulo indica o local da estação ASPSP. A pequena bola vermelha indica o local do epicentro.
    A estação sismográfica ASPSP, instalada no arquipélago, registrou o evento e a magnitude estimada foi de 3.0. A estação é mantida através de projeto financiado pela Marinha do Brasil e pelo CNPq. O registro do evento em ASPSP é mostrado na Figura 2.


Figura 2. Registro do evento na estação ASPSP.

Fonte: LabSis/UFRN
Aderson do Nascimento, Joaquim Ferreira, Neymar Pereira, Guilherme Sampaio, Eduardo Menezes

sexta-feira, 14 de março de 2014

Registro do evento de Brotas de Macaúbas-BA

    Como noticiamos em postagem anterior, o técnico Eduardo Menezes iria passar pela estação de Ponto Novo (NBPN) esta semana para manutenção e coleta de dados e verificar se o evento ocorrido em Brotas de Macaúbas havia sido registrado.
    De fato, esse evento foi registrado pela estação NBPN, como se pode ver na Figura 1.

Figura 1. Registro do evento de Brotas de Macaúbas na estação NBPN.
    O registro da fase P (primeira a chegar) não está muito claro mas as fases posteriores (ondas S e de superfície) estão bem registradas.  A hora de origem é 12:38 UTC (09:38, hora local) e a magnitude estimada 2.0.

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes

quarta-feira, 12 de março de 2014

UFRN assina contrato para construção do Laboratório Estudos Sismológicos

    A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) assinou, na tarde desta terça-feira, 11, o contrato para a construção do Laboratório de Estudos Sismológicos. A obra está orçada em R$ 2.510.142,01 (dois milhões, quinhentos e dez mil, cento e quarenta e dois reais e um centavo) e com previsão para ser concluída nos meados de 2015. A verba investida é proveniente do CT-Infra da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e UFRN.
    A reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, assinou contrato com a empresa L e L Engenharia Ltda., responsável pela edificação do Laboratório, que terá cinco dias para começar as obras e 450 dias para entregá-la. Antes da assinatura, a reitora justificou que “assinar contratos e inaugurar obras são etapas importantes para o crescimento da Universidade e é sempre importante reforçar a necessidade que temos de concluir o Laboratório o mais rápido possível”, explicou a reitora.
    De acordo com o professor do Departamento de Geofísica, Aderson Farias do Nascimento, o Laboratório de Estudos Sismológicos desenvolverá estudos multidisciplinares nas áreas de Geofísica e Geologia, sobre a formação do Nordeste Brasileiro, além de pesquisas sobre o crescimento do Oceano Atlântico e o afastamento do continente africano, a “sismicidade do Nordeste Brasileiro”, entre outros. “Temos, ainda, programas de pós-graduação para os recursos humanos da Petrobrás”, esclareceu Aderson Farias do Nascimento.
    Testemunharam a assinatura do contrato a vice-reitora, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes; o pró-reitor de Pesquisa, Valter José Fernandes Júnior; o pró-reitor adjunto de Administração, Dilson de Anchieta Rodrigues; a assessora do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), Estela Maria Araújo Carvalho; o superintendente da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura da UFRN (FUNPEC), Jorge Lins; além de professores dos Departamentos de Geofísica e Geologia.

Fonte: Agecom/UFRN

Novo tremor na cordilheira meso-oceânica em 11/03/2014

    Ontem, 11/03, ocorreu um novo tremor na cordilheira meso-oceânica. O evento ocorreu às 17:41 UTC e teve magnitude 5.1. O epicentro do tremor está localizado a aproximadamente 280 km a ESE do arquipélago de São Pedro e São Paulo, a 780 km a NE de Fernando de Noronha, a 1.150 km a NE de Touros e a 1.160 km a NE de Natal.
    Dada a sua proximidade de São Pedro e São Paulo esse sismo teve epicentro dentro dentro do limite de 200 milhas (ou 370 km), e, portanto, dentro da Zona Econômica Exclusiva do Brasil.
    O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro do sismo está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Riachuelo (RCBR).
      O registro do evento na estação RCBR é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Sismograma de 24 horas da estação RCBR. O registro do evento está dentro do retângulo vermelho.
Fonte: LabSis/UFRN, USGS
Joaquim Ferreira

segunda-feira, 10 de março de 2014

Tremor de terra em Brotas de Macaúbas-BA em 10/03/2014

    Hoje, 10/03, fomos informados por Niédja Sodré, estudante de Geografia da UFBA, cuja família reside em Brotas de Macaúbas (a aproximadamente 460 km em linha reta a ESE de Salvador), de que um tremor de terra foi sentido nessa cidade, na zona urbana e rural.  O horário do evento teria sido entre 09 e 10 horas, hora local. Ainda segundo Niédja, os habitantes do município encontram-se preocupados com o ocorrido, visto que ouviram barulho estrondoso, seguido de tremor que ocasionou rachaduras em paredes e tremor de objetos em casas comerciais e escolas.
    Notícias sobre esse evento foram postadas no blog:
  http://ipupiaranoticias.blogspot.com.br/2014/03/terra-treme-em-brotas-de-macaubas-e.html . Nesse blog consta que o horário do evento teria sido às 10:15, hora local.
     Foram analisados os dados de  diversas estações operadas pela UFRN e não foi possível encontrar o registro desse evento. A estação mais próxima de Brotas de Macaúbas é a estação de Ponto Novo (NBPN, a aproximadamente 290 km a ENE de Brotas de Macaúbas) a que não temos acesso remoto. Esta semana o técnico Eduardo Menezes estará fazendo a manutenção da mesma e será possível ler os registros.
    Na Figura 1 é mostrada a localização da estação NBPN e da cidade de Brotas de Macaúbas.  

Figura 1. Mapa de localização mostrando o local do sismo e da estação NBPN.
Fonte: LabSis/UFRN
Joaquim Ferreira, Heleno Lima Neto, Regina Spinelli, Suélio Carolino, Eduardo Menezes