segunda-feira, 14 de março de 2016

Novos tremores de terra no Ceará em 14/03/2016

   A terra continua tremendo no Ceará na região limítrofe dos municípios de Solonópole e Jaguaribe. No sábado tivemos um evento de magnitude 2.3. 
    Hoje pela manhã foi sentido um forte abalo que derrubou objetos de prateleiras na localidade de Nova Floresta, em Jaguaribe, na fronteira com Solonópole, segundo nos informou um repórter local. O evento ocorreu às 09:48 UTC (06:48, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 3.5.
    Assim que tivermos mais informações postaremos no blog.

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes 

segunda-feira, 7 de março de 2016

Tremores de terra no Ceará em 06/03/2016

    Ontem, dia 06/03, ocorreram dois tremores de terra, de magnitude preliminar acima de 3.0, no Ceará, na mesma área epicentral. O epicentro fica a aproximadamente 24 km a ESE de Solonópole e a 26 km a W de Jaguaribe. O primeiro evento ocorreu ás 20:08 UTC (17:08, h. local) e teve magnitude preliminar estimada em 3.1. O segundo evento ocorreu às 20:29 UTC (17:29, h. local) e teve magnitude preliminar estimada em 3.4. 
    O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está representado pelo círculo vermelho.
    Ontem mesmo o técnico Eduardo Menezes entrou em contato com Francisco Brandão, da Defesa Civil do Ceará, notificando-o da ocorrência desses eventos. Hoje, em contato com as Defesas Civis de Solonópole (Geraldo Lopes) e de Jaguaribe (Miguel Maia) foi possível saber informações de como os eventos foram sentidos.
    Os eventos foram sentidos, principalmente, na região limítrofe entre os municípios de Solonópole e Jaguaribe. Em Solonópole os eventos forma sentidos nas localidades de Nova Olinda, Alto Verde, Marretas e Bom Jardim, onde teria rachado as paredes de uma casa. No município de Jaguaribe, nas localidades de Feiticeiro, Nova Floresta e Palha.
    Dada a magnitude dos eventos é possível que outros eventos ainda venham a ser sentidos pela população embora, como sempre afirmamos, ser impossível prever a evolução de qualquer atividade sísmica.

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Guilherme Sampaio, Eduardo Menezes 

Tremor de terra em Alagoas em 03/03/2016 (h. local)

    No dia 03/03, às 21:10 h. local (00:10 UTC do dia 04/03), ocorreu um tremor de magnitude 2.6 a aproximadamente 13 km a W de Arapiraca e a 120 km a W de Maceió.
    O mapa de localização epicentral, em escala maior, está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro do sismo é representado pela estrela vermelha. O triângulo azul mostra a localização da estação de Anadia (NBNA), a estação mais próxima do epicentro.
    Um mapa mais detalhado é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Mapa epicentral de detalhe. O epicentro está representado pela bolinha vermelha. A bolinha branca representa a estação NBAN.
Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Guilherme Sampaio, Eduardo Menezes

quarta-feira, 2 de março de 2016

Novos tremores em São Caetano-PE em 02/03/2016

    A atividade sísmica em São Caetano, iniciada no dia 23/02, ainda continua, com um grande número de eventos registrados por dia, muitos deles sentidos pela população de São Caetano e Caruaru.
    Hoje, 02/03, tivemos a ocorrência de um novo tremor de magnitude acima de 3.0. Esse evento ocorreu ás 05:19 UTC (02:19, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 3.3, sendo bem sentido em São Caetano e Caruaru. Após esse evento, até às 14:00 UTC (11:00, hora local), foram registradas 58 réplicas desse evento, tendo a de maior magnitude ocorrido 3 minutos após o evento principal e atingido a magnitude 2.2. 
    Um mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é representado pelo círculo vermelho. O círculo cinza representa a estação de Caruaru (NBCA).
    O registro desse evento na estação NBCA é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Sismograma do dia 02/03/2016 da estação NBCA podendo ser visto o registro de diversos eventos, inclusive o de maior magnitude.
     Nesta madrugada, os técnicos Eduardo Alexandre e Flauber Carlos, que se encontram em São Caetano instalando uma rede sismográfica local, foram acordados pelo evento. O objetivo dessa rede é determinar com precisão os hipocentros e o mecanismo focal. Isso é importante pois trata-se de uma nova área sísmica ainda desconhecida, diferente das áreas da sismicidade anterior, de 2006 e 2010, ambas também no município de São Caetano.
    Esse trabalho está sendo financiado pelo INCT de Estudos Tectônicos. 

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Guilherme Sampaio, Eduardo Menezes, Marconi Alves, André Silva, Flauber Carlos