terça-feira, 16 de outubro de 2018

Novo tremor na dorsal próximo a São Pedro e São Paulo em 16/10/2018

    Hoje, 16/10, às 08:35 UTC, ocorreu um novo tremor na dorsal meso-oceânica, desta vez de magnitude 5.3.  O epicentro do evento está localizado a aproximadamente 125 km a E de São Pedro e São Paulo (portanto, dentro do limite das 200 milhas ou 370 km da Zona Econômica Exclusiva),  704 km a NE de Fernando de Noronha, a 1.063 km a NE de São Miguel do Gostoso, a  1.075 km a NE de Natal, a 1.240 km a NE de Recife e a 1.260 km a ENE de Fortaleza.
    O mapa de localização epicentral desses eventos está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral.  O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Riachuelo (RCBR).
    O registro do evento na estação RCBR está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Sismograma diário da estação RCBR. O evento está registrado, em vermelho, após as 08:30.
Fonte: LabSis/UFRN, USGS
Joaquim Ferreira

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Novo tremor na Serra da Meruoca em 08/10/2018

    Ontem, 08/10, às 23:51 UTC (20:51, hora local),  ocorreu um novo tremor na Serra da Meruoca, desta vez de magnitude preliminar estimada em 1.5. Na manhã de hoje (09/10) o Sr. Francisco Rinaldo Nogueira Araújo, gerente operacional da Defesa Civil de Sobral, percorreu a região para verificar os efeitos desse tremor. De acordo com as informações colhidas, esse evento foi sentido em várias localidades e, segundo os moradores, o efeito mais forte observado foi de um barulho muito forte seguido de um tremor que chegou a mover os móveis e afastar as telhas. Esse evento foi registrado por estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pelo LabSis/UFRN.
    Um mapa mostrando as localidades afetadas está mostrado na Figura 1. 

Figura 1. Mapa de localidades afetadas.
    O registro desse evento na estação de Cascavel (NBCL) está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro desse evento na estação NBCL.
     A região da Serra da Meruoca é compartilhada pelos municípios de Meruoca, Alcântaras e Sobral. Em 2008 houve intensa atividade sísmica, tendo ocorrido um tremor de magnitude 4.2 que causou danos na região limítrofe desses municípios.
    Em sismologia não é possível fazer previsões sobre a evolução da sismicidade. É possível que esse evento seja um sismo isolado ou também o início de uma nova fase de atividade sísmica. Só o tempo dirá qual das hipóteses era a mais provável.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Marconi Oliveira