quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Tremor de magnitude 6.3 na dorsal meso-oceânica em 23/10/2019

    Ontem, 23/10, às 16:08 UTC, ocorreu um tremor de magnitude de magnitude 6.3 na dorsal. O epicentro desse evento foi localizado a aproximadamente 768 km a N de Ascensão, a 1.745 km a ESE de São Pedro e São Paulo, a 2090 km a ENE de Fernando de Noronha, a 2.430 km a ENE de Natal e a 2.460 km a ENE de Recife.
    O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está representado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a localização da estação  de Riachuelo (RCBR).
     O registro desse evento na estação RCBR está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em RCBR.
    Sempre que ocorre um evento dessa ordem de magnitude as redes sociais se enchem de notícias de um provável tsunami causado por um sismo na dorsal. Paradoxalmente isto não ocorreu em relação a este sismo. Em sismos dessa magnitude o USGS também divulga o mecanismo focal a partir do tensor de momento sísmico. No caso em tela esse mecanismo está mostrado na Figura 3.

Figura 3. Mecanismo focal do sismo determinado via tensor de momento sísmico.
    O mecanismo focal mostra o tipo de movimento decorrente do sismo. No caso, trata-se de um movimento do tipo transcorrente onde o movimento da falha se dá sem movimento vertical, o que impede a geração de tsunamis.

Fonte: LabSis/UFRN, USGS
Joaquim Ferreira

Novos tremores no Rio Grande do Norte em 18 e 19/10/2019

    Nos dias 18 e 19/10 dois novos tremores ocorreram no Rio Grande do Norte. O primeiro evento ocorreu às 23:00 UTC (20:00, hora local), com epicentro em Taipu. O segundo evento ocorreu às 23:33 (20:33, hora local), com epicentro em Pureza e relacionado com a Falha de Samambaia. Esses eventos foram registrados por diversas  estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.
    O mapa de localização dos epicentros está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. Em amarelo, o epicentro do sismo de 18/10/2019. Em vermelho, o epicentro do evento de 19/10/2019. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Riachuelo (RCBR). 
      Os registros dos eventos estão mostrados nas Figuras 2 e 3.

Figura 2. Registro do evento de 18/10 em RCBR.
Figura 3. Registro do evento de 19/10 em RCBR.

    Esses micro-tremores mostram que a atividade sísmica, tanto em Taipu quanto na Falha de Samambaia, continua, não se sabendo quando voltará a atingir atividade de maior magnitude.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR
Joaquim Ferreira

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Tremor no Oeste do Ceará em 13/10/2019 (hora local)

    Ontem, 13/10, às 22:47 (hora local, 01:47 do dia 14/10 UTC) ocorreu um tremor no oeste do Ceará, a aproximadamente 20 km a WSW de Tianguá. Esse tremor teve magnitude preliminar estimada  em 2.5 e foi registrado por diversas  estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN. 
      Há relatos de que esse tremor foi sentido nos municípios de Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará, Mucambo e Ipu. Em Ubajara foi ouvido um forte estrondo e sentido um abalo no chão que durou segundos. Em Tianguá, segundo uma moradora, objetos da casa tremeram. Há ainda diversos relatos dizendo que o tremor dizendo foi sentido em diversas localidades dos municípios de Tianguá e Ubajara. 
    O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. A estrela vermelha indica a localização do epicentro. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Pedro II (NBPS).
    O registro desse evento na estação NBPS está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Sismograma diário (14/10 UTC) de NBPS podendo se ver claramente  o evento, em amarelo. 
    Como sempre afirmamos em tais situações, é impossível prever se se trata de um evento isolado ou de um evento que possa disparar uma sequência sísmica, como muitas vezes ocorreu no Nordeste do Brasil.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Marconi Oliveira

Referências: