A partir do dia 28/08 vai ter início o ciclo de seminários de 2014 do Laboratório Sismológico (LabSis). Essa atividade é coordenada pelo Professor Jordi Juliá.
Quinta-feira, dia 28/08, às 15:30 h, no auditório do Módulo REUNI do Departamento de Geofísica, acontece o primeiro seminário do LabSis, do ciclo de 2014. O palestrante será o mestrando Renato Dantas.
Título: INVERSÃO TOMOGRÁFICA COM VÍNCULO DE ESPARSIDADE EM BASES DE WAVELETS
Resumo: O vínculo de esparsidade, embasado pela teoria de Compressed Sensing, vem sendo utilizado com sucesso em problemas de tomografia sísmica poço-a-poço. Supondo que um campo de vagarosidades é esparso em certa base wavelet, é possível regularizar um problema sem necessariamente supor que tal campo é suave. Este trabalho propõe um critério para a escolha da melhor base de representação, tendo em vista a quantidade de informações incorporadas pela representação com um menor número de coeficientes. Também são apresentados três modos de construção de uma matriz de transformação wavelet de uma imagem. Cada modo é comparado em aplicações em tomografia com raios retos, utilizando-se as bases de Haar, Daubechies 2 e DCT, tanto com dados sintéticos como com dados reais, do IGT, do Aeroporto Madrid-Barajas. Os resultados com os dados sintéticos são promissores, mas talvez um método de traçado de raio seja necessário para a obtenção de melhores resultados com dados reais.
Palavras-chaves: Tomografia poço-a-poço, esparsidade, ondeleta.
Fonte: LabSis/UFRN
Renato Dantas, Jordi Julià, Rodrigo Pessoa, Joaquim Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário