A atividade sísmica no Ceará continua. No período de 18 a 27/03 já foram registrados mais de 200 eventos na estação de Pedra Branca (NBPB). Os eventos de maior magnitude, nos últimos três dias, ocorreram no dia 26. O primeiro ocorreu às 13:25 UTC (10:25, hora local) e teve magnitude estimada em 1.8. O segundo evento, de magnitude 2.5, ocorreu 03 minutos depois, às 13:28 UTC (10:28, hora local). Esses eventos foram registrados por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.
O registro dos eventos do dia 26, na estação NBPB, estão mostrados na Figura 1.
Figura 1. Registro dos eventos de magnitude 1.8 e 2.5, do dia 26/03, na estação NBPB. |
O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 2.
Figura 2. Mapa da área epicentral. A estrela vermelha indica o provável epicentro do sismo de magnitude 2.5. Em destaque, a área do município de Quixeramobim. |
Tendo em vista a continuidade sísmica na região, o Laboratório Sismológico da UFRN, com recursos financeiro do INCT de Estudos Tectônicos e apoio das Defesas Civis de Quixeramobim, Boa Viagem e Madalena, bem como da Defesa Civil do Ceará, vai instalar uma rede sismográfica, composta por 6 estações.
O estudo tem por objetivo determinar, com precisão, os epicentros e profundidade dos sismos bem como verificar sua possível correlação com feições geológicas mapeadas na região.
Participarão da campanha Eduardo Menezes e Marconi Oliveira que também aproveitarão a ocasião para esclarecer a população sobre o que está ocorrendo, em conjunto com as defesas civis envolvidas.
Fonte: LabSis/UFRN, RSBR, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes , Marconi Oliveira, Flauber Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário