Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

quarta-feira, 28 de março de 2012

INCT-ET: estação de banda larga (BB) instalada em Nova Jaguaribara-CE

    Dentro da programação do INCT-ET, ontem, 27/03/2012, uma nova estação sismográfica de banda larga  (BB) foi instalada pelos  técnicos Eduardo Menezes e Neymar Pereira: a estação LP04, em Nova Jaguaribara, no Ceará.
    Com isso, todas as estações de banda larga ao longo da linha Chaval (CE)-Sirinhaém (PE) foram instaladas e estão em funcionamento. O objetivo da instalação dessas estações é duplo: um deles é obter informações sobre a crosta terrestre ao longo da linha mencionada anteriormente e o outro é ajudar a monitorar a atividade sísmica no Nordeste do Brasil.
    O mapa de localização está na Figura 1 e a foto da estação está na Figura 2.
Figura 1. Mapa de localização da estação LP04 em Nova Jaguaribara-CE. O local da instalação é indicado pelo triângulo vermelho. Mapa elaborado por Eduardo Menezes e adaptado por Heleno Lima Neto.
Figura 2. Foto da estação LP04. O sensor está instalado dentro do caixote de madeira, que serve para proteção e mitigação do ruído térmico. O registrador encontra-se na caixa branca. Acima da caixa está o painel solar que serve para alimentar o sistema elétrico. Foto de Eduardo Menezes.
Fonte: LabSis/UFRN; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Neymar Pereira, Heleno Lima Neto, Rodrigo Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário