Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Novos tremores em São Caetano-PE em 07/08/2012

    Hoje à tarde recebemos a informação da Rádio Liberdade de Caruaru de que dois tremores haviam sido sentidos pela população de São Caetano, município vizinho a Caruaru.
    Analisando os dados da estação de Caruaru (NBCA), pertencente à rede RSISNE (Petrobras/UFRN/FUNPEC) verificamos que foram registrados dois eventos, ambos de magnitude 2.2, o primeiro às 16:09 UTC (13:09 hora local) e o segundo às 20:27 UTC (17:27 hora local).
    O mapa da localização do epicentro é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa epicentral dos tremores de hoje. A estrela vermelha mostra o local dos epicentros. O triângulo vermelho mostra o local da estação NBCA. Numa cor mais clara, em destaque, a área do município de São Caetano. Mapa elaborado por Heleno Lima Neto.
    O registro do evento das 20:27 UTC, na estação NBCA, é mostrado abaixo, na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento pela estação NBCA.
     Como tem sido noticiado diversas vezes neste blog a atividade sísmica em São Caetano vem ocorrendo em três áreas distintas sendo duas delas diretamente relacionadas ao Lineamento Pernambuco e a outra, ao norte de São Caetano, relacionada a uma zona de cisalhamento que sai do Lineamento Pernambuco. A atividade de hoje, como se pode ver no mapa da Figura 1, está relacionada a essa última área sísmica onde, em 2006 ocorreu um tremor de magnitude 4.0, a maior magnitude até agora observada em Pernambuco.

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes,  Heleno Lima Neto, Regina Spinelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário