Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Nova área sísmica no Rio Grande do Norte

    Ontem, 16/06, às 15:11 UTC (12:11 hora local) ocorreu um sismo de magnitude 2.2 numa nova área sísmica no Rio Grande do Norte.  O epicentro desse evento foi localizado no município de Açu no limite com os municípios de Paraú e Upanema.
    O mapa de localização epicentral encontra-se na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é representado pela estrela vermelha. Os triângulos vermelhos indicam a localização das estações de Riachuelo (RCBR) e Paraú (NBPA). Em destaque as áreas dos municípios de Açu, Paraú e Upanema.
    Esse evento foi registrado pela estação RCBR e diversas outras instaladas na região, das redes do INCT-ET e RSISNE. O registro do evento na estação mais próxima (NBPA) é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento na estação NBPA.
        Não se conhecia até agora registros instrumentais de epicentros nessa área. Por outro lado, um sismo histórico bastante famoso, de magnitude 4.8 (mas pode ter sido bem maior), é o evento de Açu que ocorreu em 08/08/1808, que foi sentido numa grande área incluindo o RN, CE e PI mas cujo epicentro não se conhece com precisão. Será que esse evento é uma reativação dessa mesma área epicentral?

 Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET, USGS
Joaquim Ferreira, Regina Spinelli, Eduardo Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário