Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Seminário LabSis de 11/09/2013

Hoje, às 16:30 h, no auditório do Módulo REUNI do Departamento de Geofísica, acontece o segundo seminário do do ciclo do LabSis 2013. A palestrante hoje é a aluna Rafaela Carreiro Dias.

Título: “Tomografia Sísmica do Nordeste do Brasil com Ruído Sísmico de
Ambiente.”

Resumo:
    "Ao longo da última década tem sido mostrado que informações coerentes sobre a estrutura do subsolo podem ser extraídas a partir de correlações cruzadas do ruído sísmico de ambiente. A correlação cruzada do ruído sísmico de ambiente registrado simultaneamente em dois receptores permite reconstruir a função de Green do meio de propagação entre estes dois receptores. A reconstrução da função de Green é geralmente proporcional às ondas de superfície, já que na banda do microssismo o ruído se propaga como onda Rayleigh.
      Neste contexto, no seminário serão apresentadas correlações cruzadas de registro do ruído sísmico de ambiente para diferentes pares de estações ssismográficas do Nordeste do Brasil. As correlações cruzadas mostram que o sinal emergido é dominado por ondas de superfície e que as velocidades de dispersão podem ser medidas para uma faixa de períodos entre 1 e 50 s. Estas medidas de velocidades de dispersão permitiram a elaboração de imagens tomográficas de ruído sísmico preliminares do Nordeste do Brasil. Sendo que estas tomografias preliminares obtidas permitem mapear feições estruturais existentes na região."

Fonte: LabSis/UFRN
Rafaela Carreiro Dias, Jordi Julià, Rodrigo Pessoa, Joaquim Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário