Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Seminário LabSis de 02/10/2013

    Hoje, às 16:30 h, no auditório do Módulo REUNI do Departamento de Geofísica, acontece o quinto seminário do ciclo do LabSis 2013. O palestrante será  Daniel Évora, aluno do PPGG.

Título:  “ANÁLISE DOS MICROSSISMOS DA ESTAÇÃO DO ARQUIPÉLAGO DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO (ASPSP) E SUAS RELAÇÕES COM VARIÁVEIS CLIMÁTICAS”

RESUMO:
    Neste trabalho realiza-se um estudo para se demonstrar a relação entre as variáveis limáticas/oceanográficas e os microssismos registrados no Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP).
    Registros sísmicos de pequena intensidade, provocados por fenômenos naturais ou atividade humana podem ser registrados em qualquer lugar da Terra e são definidos como microssismos, ruído sísmico (ou ruído ambiente). O campo de ondas microssísmicas pode ser dividido em ruídos primários (período entre 10 e 25 s) e secundários (período entre 3 e 9 s) e são relacionadas a variáveis oceanográficas devido a mudanças atmosféricas.
    Situado na região equatorial do Oceano Atlântico, cerca de 1.000 km do litoral do Rio Grande do Norte, o Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP) constitui um conjunto de pequenas ilhas rochosas que se erguem de uma profundidade de 4.000 metros, estando todas elas sujeitas a abalos sísmicos e a condições muito severas de mar e vento, sendo assim um dos lugares mais inóspitos do mundo.

Fonte: LabSis/UFRN
Daniel Évora, Jordi Julià, Rodrigo Pessoa, Joaquim Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário