Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Evento registrado pela estação de Paramoti em 07/05/2014

    A estação de Paramoti (PABR) foi instalada visando o monitoramento da região em torno da mesma. Desde o início ela vem registrando micro-tremores muitos deles em que é difícil identificar a primeira chegada das ondas sísmicas. Hoje um micro-tremor um pouco maior foi registrado e foi possível localizar seu epicentro. O evento ocorreu às 04:56 UTC (01:56, hora local) e teve seu epicentro localizado no município de Apuiarés a aproximadamente 15,5 km a E do centro de Apuiarés e a aproximadamente 17,5 km a NNW do centro de Paramoti.
    O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho mostra a localização da estação PABR. As linhas pretas contínuas são os limites dos municípios da região.
    O registro do evento na estação PABR é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento na estação PABR.
    Tanto o município de Paramoti, quanto de Apuiarés, quanto de Pentecoste, no passado, já apresentaram atividade sísmica sentida pela população. O evento de hoje mostra que ainda ocorrem sismos (no caso, micro-tremores) nessa região embora ainda num nível não perceptível pela população. Como sempre afirmamos, é impossível saber como vai evoluir a atividade sísmica. Sem dúvida, a primeira contribuição da nova estação foi mostrar que a atividade sísmica existe e localizar a área epicentral. Esse é o objetivo do monitoramento. 

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET, USGS
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Suélio Carolino, Regina Spinelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário