Ontem, 20/10, ocorreram dois novos tremores na cordilheira meso-oceânica. Esses eventos ocorreram no mesmo aglomerada a aproximadamente 1.270 km ao norte da costa cearense. Os horários (UTC) e as magnitudes dos eventos foram: 13:22 - 4.9, 14:53 - 5.1. Dessa forma, já temos 5 eventos ocorrendo com localização muito próxima uma da outra, contando com os eventos do dia 19/10.
Uma interpretação que vem sendo difundida é que esses eventos estariam ocorrendo nas costas do Ceará e tem sido perguntado qual o efeito dos mesmos no litoral cearense. Isso foi induzido por pessoas que esqueceram o detalhe dos 1.270 km que separam os epicentros do litoral do Ceará e é evidente que, com essa magnitude, nenhum efeito será sentido.
Como sempre ocorre em sismologia é impossível prever como será a evolução da sismicidade nessa parte da cordilheira meso-oceânica nos próximos dias.
O mapa de localização epicentral desses eventos está na Figura 1.
Figura 1. Mapa de localização epicentral. Os pequenos círculos amarelos representam os três sismos do dia 19/10. Os círculos laranja sobre indicam os eventos do dia 20/10. |
Fonte: LabSis/UFRN, USGS
Joaquim Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário