Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

terça-feira, 5 de maio de 2015

Novo tremor na Serra da Meruoca-CE em 05/05/2015

     Fomos comunicados, hoje pela manhã, pelo subtenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral, que um tremor de terra tinha sido sentido na Serra da Meruoca. Segundo Nogueira, também da Defesa Civil de Sobral, foi informado que houve queda de telhas em uma casa na área epicentral.
    Esse evento foi registrado por várias estações operadas pela UFRN no Nordeste do Brasil. O sismo ocorreu às 12:11 UTC (09:11, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 2.9.
   O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. Os triângulos azuis simbolizam as estações sismográficas operando na região: Sobral (SBBR) e Morrinhos (NBMO).
     O registro do evento na estação NBMO é mostrado na Figura 2. 

Figura 2. Sismograma diário da estação NBMO. O evento está claramente registrado em verde.
    A atividade sísmica na região da Serra da Meruoca, ocorre no limite dos municípios de Sobral, Alcântaras e Meruoca desde janeiro de 2008. O evento de maior magnitude (4.2) ocorreu em maio de 2008 e, desde então, de vez em quando, ocorre um tremor sentido pela população. Como acontece normalmente em tais circunstâncias, não dá para prever qual a evolução futura dessa atividade sísmica.

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Guilherme Sampaio, Bruno Colaço

Um comentário:

  1. Boa Noite gostaria de informações sobre o município onde se encontra o epicentro deste abalo, pois conforme o mapa seria em território alcantarense e conforme apurado por nossa equipe grande parte da população não sentiu as ondas em superfície

    ResponderExcluir