Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Outro tremor de terra na região de João Câmara - RN em 18/09/2017

    Após o evento relatado ontem (18/09), um novo tremor de terra ocorreu na região de João Câmara. O novo evento ocorreu às 22:09 UTC (19:09, hora local), teve magnitude preliminar estimada em 1.4 (um pouco abaixo do limiar de percepção para essa região, de 1.5) e epicentro próximo ao evento anterior
    O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela verde. A estrela vermelha indica o epicentro anterior ocorrido no dia de ontem. O triangulo vermelho representa a estação de Riachuelo (RCBR).  A linha vermelha representa a Falha de Samambaia. Em destaque os limites dos municípios de João Câmara e Pureza.
    O registro do evento na estação RCBR está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento na estação RCBR.
   A ocorrência de um novo evento gera uma expectativa sobre a evolução da sismicidade nos próximos dias. Infelizmente a sismologia ainda não conseguiu desenvolver métodos de previsão de terremotos. Sendo assim, pode ser que esses dois eventos sejam singulares, isto é, isolados, ou pode ser que eles prenunciem um novo ciclo de intensa atividade sísmica na região. Só o tempo dirá qual das hipóteses é correta.

Fonte: LabSis/UFRN, RSISNE, INCT-ET
Joaquim Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário