Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Novo tremor de terra na região de Cascavel-CE em 16/10/2017

    Ontem, 16/10, pela manhã, fomos informados por Francisco Brandão, da Defesa Civil do Ceará, de que um tremor de terra tinha ocorrido no Ceará, na região de Cascavel. De imediato, verificamos que esse tremor foi registrado por diversas estações operadas pela UFRN (RCBR, PFBR, SBBR) e a magnitude preliminar estimada em 3.0. 
    Ontem mesmo o técnico Eduardo Alexandre se deslocou para o Ceará para ter acesso aos dados de estações operando  na região de Cascavel (NBCL e uma rede local) para poder ter uma localização melhor do epicentro. A análise dos dados nos permite dizer que o evento ocorreu às 11:00 UTC (08:00, hora local) e teve o epicentro no limite dos municípios de Chorozinho e Cascavel a aproximadamente 12 km a E do centro de Chorozinho, 18 km a SE do centro de Pacajus, a 26 km a SW do centro de Cascavel e a 66 km a SSE do centro de Fortaleza.
    O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo azul mostra a localização da estação de Cascavel (NBCL).
    O registro do evento na estação NBCL está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em NBCL.
    Nos registros de NBCL podem ser vistos ainda vários microtremores. Cabe lembrar que nessa região (Cascavel, Chorozinho, Pacajus) já ocorreram vários tremores de magnitude acima de 4.0 no passado, inclusive o evento de maior magnitude no Nordeste, o denominado sismo de Pacajus de 1980. Sendo assim, uma pergunta a que não temos como responder é se essa atividade logo esmorece ou esse sismo é o início de uma intensa atividade sísmica, como já ocorreu no passado.

Fonte: LabSis/UFRN, RSISNE, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, André Silva, Aderson Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário