Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

segunda-feira, 26 de março de 2018

Estudo da atividade sísmica em Baixa Grande-BA

   A atividade sísmica no município de Baixa Grande vem sendo sentida desde algum tempo e vem sendo acompanhada pelo LabSis/UFRN (https://sismosne.blogspot.com.br/2018/02/tremores-de-terra-em-baixa-grande-ba.html).
    Entre os dias 21 e 23 de março, com apoio da CPRM, da RSBR e da Prefeitura de Baixa Grande, foi instalada uma rede sismográfica local, com 7 estações, sendo que uma delas transmite os dados para o LabSis. em Natal, possibilitando um monitoramento em tempo real. Participaram do trabalho de campo os técnicos Eduardo Menezes e Flauber Costa.
    Alguns dados já foram processados em campo e os mesmos confirmaram que a área epicentral está na região de Lasca Gato, como previamente indicavam os dados macrossísmicos.
    Um mapa de localização de um evento analisado, bem como da distribuição da rede, está mostrado na Figura1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está representado pela estrela vermelha. Os triângulos vermelhos indicam o local onde estão localizadas as estações.
    Uma estação típica está mostrada na Figura 2.

Figura 2. Estação BGLD (Lagoa Dantas). O sensor está na caixa pequena sobre a rocha. O registrador está na caixa em primeiro plano. Pode-se ver, também, a antena de transmissão de dados.
Fonte: LabSis/UFRN
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, André Silva, Flauber Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário