Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Tremor no Oeste do Ceará em 13/10/2019 (hora local)

    Ontem, 13/10, às 22:47 (hora local, 01:47 do dia 14/10 UTC) ocorreu um tremor no oeste do Ceará, a aproximadamente 20 km a WSW de Tianguá. Esse tremor teve magnitude preliminar estimada  em 2.5 e foi registrado por diversas  estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN. 
      Há relatos de que esse tremor foi sentido nos municípios de Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará, Mucambo e Ipu. Em Ubajara foi ouvido um forte estrondo e sentido um abalo no chão que durou segundos. Em Tianguá, segundo uma moradora, objetos da casa tremeram. Há ainda diversos relatos dizendo que o tremor dizendo foi sentido em diversas localidades dos municípios de Tianguá e Ubajara. 
    O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. A estrela vermelha indica a localização do epicentro. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Pedro II (NBPS).
    O registro desse evento na estação NBPS está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Sismograma diário (14/10 UTC) de NBPS podendo se ver claramente  o evento, em amarelo. 
    Como sempre afirmamos em tais situações, é impossível prever se se trata de um evento isolado ou de um evento que possa disparar uma sequência sísmica, como muitas vezes ocorreu no Nordeste do Brasil.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Marconi Oliveira

Referências:




Nenhum comentário:

Postar um comentário