Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

terça-feira, 28 de julho de 2020

Provável tremor de terra no oeste do RN em 28/07/2020

    Hoje, 28/07, às 14:33 UTC (11:33, hora local), um provável tremor, de magnitude preliminar 2.1, ocorreu em São Francisco do Oeste, na fronteira com Pau dos Ferros. Conforme notícias de João Moacir, do Blog do João Moacir, e outras pessoas, como Je Oliveira que repassou depoimentos de moradores de São Francisco do Oeste, do Blog Thaisa Galvão, esse evento foi sentido em São Francisco do Oeste e em Pau dos Ferros. A Defesa Civil do RN foi comunicada pelo técnico Eduardo Menezes acerca desse evento.
    Ele foi registrado por diversas  estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.
    O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. A estrela vermelha indica o epicentro do evento. O triângulo vermelho mostra a localização da estação de Pau dos Ferros(PFBR). Em destaque, os limites dos municípios de São Francisco do Oeste e Pau dos Ferros.
    O registro desse evento na estação PFBR está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em PFBR.
    As características do registro do evento, com ondas de superfície bem desenvolvidas, ainda gera dúvidas se o que foi registrado foi, efetivamente, um tremor ou, se foi uma grande explosão capaz de ser registrada a grandes distâncias do epicentro. Não são conhecidas pedreiras nessa região e, assim, o mais provável é que seja um tremor de terra bastante superficial, o que explicaria as ondas de superfície bem desenvolvidas em PFBR.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Flauber Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário