Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

sábado, 5 de setembro de 2020

Instalação de rede sismográfica pelo Lab/Sis/UFRN na região de Amargosa-BA a partir de 04/09/2020

    Desde ontem, 04/09, uma equipe do LabSis, composta pelos técnicos Eduardo Menezes e Marconi Oliveira, está na região de Amargosa instalando estações sismográficas. Até o momento foram instaladas 3 estações, uma em Amargosa (AMAM) e as outras duas nas localidades de Corta Mão (ANCM, na divisa de Amargosa com São Miguel das Matas) e Bela Vista (AMBV, na divisa de Amargosa com Lajes). 
     Um mapa mostrando a localização das estações já instaladas e a serem instaladas hoje está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização de estações da rede sismográfica a ser instalada. As estações estão representadas por triângulos vermelhos sendo as não circuladas as já em operação e as circuladas as que serão instaladas hoje.

         A partir dos dados coletados é que serão definidos os locais das próximas estações que devem levar em conta a localização da área epicentral. Esperamos que até domingo, 06/09, todas as estações estejam em operação. Com isso, será possível calcular, com precisão o foco de cada tremor registrado, definir a área epicentral e determinar o mecanismo focal da falha ativa, verificando sua possível correlação com feições geológicas mapeadas  da região.
    Os equipamentos utilizados foram adquiridos pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). A instalação está sendo financiada pelo INCT de Estudos Tectônicos (INCT-ET). Localmente estamos contando com o apoio, e participação, da Defesa Civil da Bahia, que está realizando o trabalho de verificação dos efeitos dos tremores, e das prefeituras de Amargosa e São Miguel das Matas. O trabalho está sendo acompanhado, também, pelo Departamento de Geofísica da UFBA. 
     Outras informações sobre a instalação das estações podem ser vistas em:

https://www.instagram.com/p/CEu8ie2ldaZ/?igshid=wiiked7rm93z

e

https://globoplay.globo.com/v/8832581/


Fonte: LabSis/UFRN, RSBR, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Aderson do Nascimento, Marconi Oliveira, Flauber Costa, André Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário