No sábado o coordenador do LabSis, Joaquim Mendes Ferreira, juntamente com o técnico Eduardo Alexandre de Menezes visitaram a região e coletaram os dados da estação analógica TPLS, objetivando uma melhor determinação da magnitude e uma visão de conjunto do que está ocorrendo. Uma foto do sismograma do dia 21/10 segue abaixo.
Pela análise dos dados foi possível comprovar que a atividade teve início no dia 12/10/2011 com um tremor de magnitude 1.9 ocorrido às 17:22 UTC (14:22 h. local). Desde então foram registrados vários tremores de magnitude 2.0, tendo o maior tremor até agora atingido a magnitude 2.8, no dia de hoje às 12:38 UTC (09:38 h. local). Uma tabela contendo os tremores de magnitude acima de 2.0 é mostrada abaixo.
Tabela 1. Relação dos sismos de magnitude acima de 2.0 após o primeiro tremor (1.9).
No momento uma equipe do LabSis ( Eduardo Alexandre de Menezes, Regina Pinheiro Spinelli e Neymar Pereira da Costa) estão na área instalando dois acelerógrafos, do projeto RSISNE (Petrobras/UFRN), e uma estação digital, do projeto Pool de Equipamentos Geofísicos do Brasil (Petrobras/ON), como primeira parte da instalação de uma rede local para estudo da atividade sísmica, permitindo obter epicentros e profundidades focais com precisão. Esse trabalho está sendo financiado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Tectônicos (INCT-ET), coordenado pelo Dr. Reinhardt Fuck.
O registro do sismo de magnitude 2.8, na estação RCBR, segue abaixo.
Figura 3. Sismo de magnitude 2.8 ocorreido hoje às 12:38 UTC (09:38 h. local).
Fonte: LabSis/UFRN; RCBR (UFRN/USGS); INCT-ET; Projeto RSISNE
Nenhum comentário:
Postar um comentário