Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Novo tremor sentido em Palhano em 14/11/2019.

    Ontem, 14/11, às 21:15 UTC (18:15, hora local) ocorreu mais um tremor sentido na região de Palhano. Segundo o Sr. Jeilson Santiago esse evento foi sentido na sede e nas localidades de Cajueirinho, Barbada, Luzilândia e Assentamento Chico Mendes (Fazenda Marmouthier).
    Esse evento foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN. 
    O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está indicado pela estrela vermelha. A estrela amarela indica o epicentro do sismo de 19/10/1988. O triângulo vermelho indica a localização de estação PLAL (Sítio Almas).
  
  O registro do evento pela estação PLAL está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em PLAL.
     A estação PLAL foi instalada na região pelos técnicos Eduardo Menezes e Marconi Oliveira no dia 11/11, com apoio do INCT de Estudos Tectônicos (INCTET). No mesmo dia, como é de rotina no LabSis, o técnico Eduardo Menezes fez uma palestra na região, desta vez na Câmara Municipal de Palhano.  
     Como se pode ver na Figura 1, a área epicentral da atual atividade não é a mesma de 1988, ficando próxima do limite dos municípios de Russas e Palhano. 
    A atividade continua, embora em menor intensidade que no início do mês. No entanto, como sempre afirmamos, é impossível prever como a atividade vai evoluir. A estação PLAL tem link de internet com o LabSis permitindo acompanhar a sismicidade em tempo real.

Fonte: LabSis/UFRN, INCTET, RSBR
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Marconi Oliveira, Flauber Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário