Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

domingo, 17 de novembro de 2019

Novos tremores em Cascavel-CE em 16 e 17/11/2019

    Ontem (16/11) e hoje (17/11) ocorreram dois novos tremores em Cascavel. O tremor de ontem ocorreu às 08:31 UTC (05:31, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 2.1. O evento de hoje ocorreu às 06:44 UTC (03:44, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 2.4. Ambos os eventos foram registrados por diversas estações  da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN. 
    Já entramos em contato com o Sr. Francisco Brandão, da Defesa Civil do Ceará, e esperamos ter informações de como esses tremores foram sentidos pela população.
    O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. A estrela vermelha representa o epicentro. O triângulo azul indica a localização da estação de Cascavel (NBCL).  O triângulo vermelho indica a localização da estação de PLAL (Palhano). Em destaque, os limites do município de Cascavel.
     O registro do evento de hoje na estação NBCL está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento de 17/11 em PLAL.
     
  Conforme mostra a Figura 1, operamos uma estação em Cascavel (NBCL) próximo à área epicentral. Infelizmente, no momento, estamos sem comunicação com ela.
    Como sempre dizemos, em situações semelhantes, é impossível prever como a atual atividade sísmica em Cascavel vai evoluir. Continuaremos no monitoramento.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR,  INCTET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Marconi Oliveira

Um comentário:

  1. Bom dia ,Sou Lazaro de moura,coordenador municipal da defesa civil de chorozinho. nosso municipio foi afetado por este abalo sísmico,no distrito de cedro. conversei com populares e eles mim confirmam que realmente sentiram a terra tremer ...

    ResponderExcluir