Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Monitoramento da região de Caruaru: novos resultados até 07/05/2012

    A instalação, em Caruaru, da estação NBCA, da rede RSISNE (Petrobras/UFRN/FUNPEC), tem possibilitado acompanhar a atividade sísmica na região de uma forma mais eficiente.  Um mapa mostrando as principais  áreas ativas na região é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Atividade sísmica na região de Caruaru. O triângulo vermelho indica a localização da estação NBCA. As estrelas vermelhas indicam as principais áreas ativas e/ou locais de ocorrência de tremores de terra recentes. Mapa elaborado por Heleno Lima Neto.
 Entre os resultados até agora obtidos temos:
    1 - existem duas áreas onde a atividade está concentrada, a área ao sul da estação NBCA, em Caruaru, e a área em São Caetano próxima e a oeste da sede do município;
    2 - existe a ocorrência de eventos isolados em Caruaru, Bezerros e São Caetano, os dois primeiros denotados pelas estrelas a leste de NBCA e o último pela estrela ao norte de São Caetano;
    3 -  nos últimos três dias praticamente toda a atividade sísmica está concentrada na área epicentral próxima à sede do município de São Caetano, tendo sido registrados mais de 20 microtremores desde o dia 05/05 nessa região.

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Regina Spinelli, Heleno Lima Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário