Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

terça-feira, 8 de maio de 2012

Novas informações sobre o tremor de São Caetano-PE em 08/05/2012

    Em viagem de campo dentro do projeto do INCT de Estudos Tectônicos, o técnico Eduardo Menezes passou pela região onde o epicentro foi preliminarmente calculado e fez um levantamento macrossísmico, perguntando para as pessoas se haviam sentido o tremor, bem como os efeitos dele.
    Dos depoimentos coletados, os mais significativos foram o do Sr. Damião Adailton da Silva e vizinhos, relatando que ouviram forte vibração nas telhas e que os alumínios bateram, tendo o tremor assustado as pessoas a ponto de não quererem mais dormir à noite. Algumas pessoas do Sítio Poço D´Água dizem que vêm sentindo os tremores há algum tempo. Esses relatos são de moradores do município de São Caetano na divisa com o município de Tacaimbó. O tremor também foi sentido, embora com menor intensidade, por moradores de Tacaimbó nas proximidades da sub-estação da CHESF e em outras localidades do município de São Caetano como Jacaré, Trevo e Boa Vista. Na cidade de São Caetano, poucos comentaram sobre esse tremor.
    A conclusão a que ele chegou é que o epicentro, a partir de dados macrossísmicos, estaria no município de São Caetano, no limite com Tacaimbó. Um mapa mostrando a localização desse epicentro, bem como da sub-estação da CHESF é mostrado na Figura 1. O epicentro instrumental  obtido a partir da estação NBCA foi recalculado com outro modelo de velocidades, mas não mudou significativamente (aproximadamente 1,3 km para sudoeste).

Figura 1. O epicentro macrossísmico é simbolizado pelo balão vermelho. A sub-estação da CHESF pelo símbolo verde. O triângulo vermelho indica o local da estação NBCA. A estrela vermelha indica o local do epicentro instrumental preliminar. Mapa elaborado por Renato Dantas.

    É importante frisar que o epicentro macrossísmico está a somente 1,1 km da sub-estação da CHESF e a 1,9 km do epicentro instrumental preliminar, nesse caso, dentro da margem de erro esperada.
  À luz das novas informações, é bem provável que essa atividade sísmica esteja ocorrendo num segmento do Lineamento Pernambuco onde esse tipo de atividade era desconhecida, o que torna crítico o monitoramento, pois ele será o fator decisivo sobre a oportunidade ou não de se instalar uma rede sismográfica local.
Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes,  Renato Dantas, Heleno Lima Neto, Rodrigo Pessoa

Um comentário:

  1. Diogo,

    esse tremor ocorreu às 04:09 UTC (01:09 hora local), conforme postagem anterior no blog.

    Att.,

    Joaquim Ferreira

    ResponderExcluir