Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

domingo, 20 de maio de 2012

Tremor de Montes Claros registrado pelas estações da rede RSISNE

    Ontem às 13:42 UTC (10:42 h. local) ocorreu um tremor de terra em Montes Claros-MG. Os parâmetros preliminares do mesmo foram divulgados pelo Observatório Sismológico da UnB (http://www.obsis.unb.br/) tendo a magnitude sido estimada em 4.2.
    Dada a sua magnitude esse evento foi registrado pelas diversas estações da Rede Sismográfica do Nordeste do Brasil ((Petrobras/UFRN/FUNPEC), conhecida como rede RSISNE. Um exemplo é o registro do evento pela estação de Cabaceiras do Paraguaçu-BA (NBCP) a aproximadamente 685 km do epicentro, mostrado na Figura 1, abaixo.

Figura 1. Registro do sismo de Montes Claros pela estação NBCP. Em preto, acima, estão as componentes horizontais e, abaixo, em vermelho, o registro da componente vertical.
    A magnitude do evento determinado pelo registro de NBCP foi 4.0. Os registros das estações da rede RSISNE, e de outras estações operadas pela UFRN, serão importantes na determinação dos parâmetros finais do evento, somando-se aos dados já coletados pela UnB e USP, bem como no estabelecimento de um modelo regional da velocidades das ondas sísmicas no território brasileiro.

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE
Joaquim Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário