Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

terça-feira, 8 de maio de 2012

Novo tremor em São Caetano-PE em 08/05/2012

    Como noticiamos ontem, a atividade sísmica nas proximidades da cidade de São Caetano-PE estava alta e hoje, às 04:09 UTC (01:09 hora local), ocorreu um tremor de magnitude preliminar 1.8 (NBLI) e de corrdenadas preliminares (lat: -8.33; long:-36.19), seguido de outros três eventos menores. Ainda não temos notícias se esse tremor foi ou não sentido pela população.
    O mapa epicentral é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa epicentral do tremor de hoje. A estrela vermelha mostra o local do epicentro. O triângulo vermelho mostra o local da estação NBCA. Numa cor mais clara, em destaque, a área do município de São Caetano. Mapa elaborado por Heleno Lima Neto.
     O registro desse evento na estação de Caruaru (NBCA), pertencente à rede RSISNE (Petrobras/UFRN/FUNPEC) é mostrado abaixo, na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento pela estação NBCA. Figura elaborada por Heleno Lima Neto.
    A atividade sísmica atual em São Caetano pode ser considerada, dentro dos erros epicentrais, na mesma área onde, em 2010, ocorreu um tremor de magnitude 2.9. Essa atividade, foi demonstrado por trabalhos realizados pelo LabSis/UFRN está diretamente relacionada com a reativação atual do Lineamento Pernambuco.

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes,  Heleno Lima Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário