Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

sábado, 23 de abril de 2011

Sismograma do sismo de Massapé CE 22/04/2011


Registro do tremor de terra de Massapé Ce registrado na estação sismográfica PFBR,
Pau do Ferros RN, a mesma esta a 370 km da area epicentral.

Registro do tremor de terra de Massapé CE


Registro do tremor de Massapé Ce.
Registro é da estação sismográfica RCBR instalada em Riachuelo RN,
A mesma fica a 550 km de Massapé CE.

Novo Tremor de terra e sentido na região de Massapé CE

Mais um tremor de terra é sentido na região de Massapé CE.
Localizada a 18 km de Sobral, Massapé vem sentindo pequenos abalos sísmicos, estes estão sendo registrados pela estação sismográfica da UFRN instalada na serra do Jordão, no município de Sobral.
Segundo o Sub Tenente M. Costa da Defesa Civil de Sobral, que da apoio a estação sismográfica da UFRN naquela região, entrou em contato com o Coordenador da Defesa Civil de Massapé Sr. Wanderlei que, confirmou que os mesmos vem sendo sentido pela população daquele município.
O mais recente tremor sentido na região ocorreu ontem 22/04/2011 as 23:58 h (hora local) 02:58 utc, teve a magnitude preliminarmente calculada em 2.7
A aérea epicentral do mesmo será calculada com uma melhor precisão ainda esta semana. Técnicos da UFRN estarão fazendo uma visita de campo na região para melhor avaliar a atividade sísmica que vem ocorrendo recentemente.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Novo Tremor de terra e sentido na região de Sobral CE

Mais um tremor de magnitude 2.7 é sentido na região de Sobral nesta ultima segunda (18/04/2011).
O tremor ocorreu as 22:19 h (hora local), sendo sentido na serra da Meruoca, Alcântara e Sobral, sua localização preliminar e magnitude foi calculada próximo a Serra do Jordão.
A área epicentral deste tremor foi diferente do ultimo tremor forte sentido no inicio deste mês, também de magnitude 2,7 localizado mais próximo do município de Massapé CE.
Segundo o Sub-Tenete Marcos Costa da Defesa Civil de Sobral, que teve na estação sismográfica da UFRN instalada na região, informou que o mesmo foi sentido forte mais não ocasionou nenhum dano estrutural nas casas daquela localidade, nem também obteve informações dessa natureza em localidades vizinhas onde o tremor também foi sentido.

domingo, 10 de abril de 2011

Estação Sismográfica no Arquipélago de São Pedro e São Paulo 3/3

Mais fotos...







Amanhã teremos mais!

Estação Sismográfica no Arquipélago de São Pedro e São Paulo 2/3

Chegada de material e pessoal ao ASPSP...



Estação Sismográfica no Arquipélago de São Pedro e São Paulo 1/3

Com o apoio e financiamento da Marinha do Brasil, estamos instalando uma estação sismográfica no Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP). As fotos que seguem estão em ordem (aproximadamente) cronológica. Vão: desde a partida, na Base Naval de Natal, no dia 06 de abril; chegada no ASPSP (dia 09 de abril) e primeiro dia de instalação (10 de abril).

Dando tudo certo, amanhã deveremos finalizar a instalação.

Saindo de Natal...
Chegada ao ASPSP

Chegada à estação científica.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Registro do Tremor de terra do Japão 07/04/2011


Mais um forte tremor de terra ocorrido no Japão hoje, a magnitude informada pelo Serviço Geológico Americano USGS foi de 7.1,o tremor atingiu a costa nordeste do Japão na noite desta quinta-feira (7) pelo horário local. O tremor foi sentido até na capital, Tóquio, a 400 km do epicentro, onde prédios tremeram durante alguns segundos.
A estação sismográfica RCBR registrou o evento, acima o sismograma do mesmo.
Um alerta de tsunami foi emitido pela agência meteorológica japonesa, mas levantado cerca de uma hora e meia depois. As autoridades japonesas haviam pedido aos moradores das regiões costeiras do nordeste do país que deixassem a praia e fossem para lugares mais altos.
Fonte de informação: USGS/LABSIS-UFRN.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Tremor de terra sentido em Sobral e Massapê, Ceará

Foi sentido um novo tremor de terra na região de Sobral-CE hoje, 04/04/2011. Este evento foi registrado pelas estações da UFRN instaladas na região, SBBR e SBSF(Sobral), além da estação SABJ instalada no município de Morrinhos.
O tremor ocorreu às 15:20 h UTC (12:20, hora local) e teve sua magnitude preliminar estimada em 2.7. A localização preliminar indica que o epicentro está  localizado entre a serra da Meruoca e Massapê. Esse evento terá sua localização e magnitude recalculadas posteriormente.
O Subtenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral, recebeu um telefonema de Massapê, município próximo a Sobral, informando que o tremor teria sido fortemente sentido na região.

LabSis/UFRN; Projeto INCT de Estudos Tectônicos