Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Novo tremor na cadeia meso-oceânica em 31/08/2012

    Às 00:35 UTC de 31/08 ocorreu um novo tremor, de magnitude 4.9, na cordilheira meso-oceânica. O  evento teve o epicentro (figura 1) localizado a aproximadamente  1.110 km a NNE de Natal-RN, 845 km a NNE de Fernado de Noronha e 445 km a NNW do Arquipélago de São pedro e São Paulo.
 
Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é representado pela estrela branca. São mostradas, em vermelho, as estações de São Pedro e São Paulo (SPSP; Marinha/UFRN),  e Riachuelo (RCBR; USGS/UFRN).
    O registro desse evento pela estação de Riachuelo é mostrado na Figura 2, abaixo
 
Figura 2. O registro do sismo na estação de Riachuelo está em destaque no retângulo vermelho. Fonte: USGS.

Fonte: LabSis/UFRN; USGS
Heleno Lima Neto

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Novo tremor na cadeia meso-oceânica em 17/08/2012

    Hoje, às 00:12 UTC ocorreu um novo tremor, de magnitude 5.2, na cordilheira meso-oceânica. A localização do epicentro praticamente coincide com a do tremor de magnitude 5.3 ocorrido ontem. O  evento teve o epicentro localizado a aproximadamente  1.900 km a ENE de Natal-RN.
     Um mapa mostrando a localização do epicentro e a atividade sísmica nos últimos 30 dias, nessa região, é mostrado na Figura 1, abaixo. Como se pode notar, a atividade sísmica vem sendo intensa, principalmente nas últimas 24 horas pois, nesse intervalo de tempo já ocorreram 4 eventos de magnitude maior que 4.0 na cadeia meso-oceânica.

Figura 1. Mapa da localização epicentral. O epicentro do sismo das 00:12 UTC é representado pela bola verde. Os  sismos constantes no mapa têm magnitude maior que 4.0 e ocorreram nos últimos 30 dias. Fonte: USGS.
    O registro desse evento pela estação RCBR é mostrado na Figura 2.
Figura 2. Registro de 24 horas da estação RCBR. O evento de hoje está registrado dentro do retângulo vermelho. Os eventos de ontem estão registrados dentro dos retângulo verdes. Fonte: USGS.











Fonte: LabSis/UFRN; USGS
Joaquim Ferreira, Heleno Lima Neto












quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Novos tremores na cadeia meso-oceânica em 16/08/2012

    Hoje ocorreram três tremores na cordilheira meso-oceânica. O primeiro e o segundo evento tiveram magnitude 4.9 e ocorreram às 12:08 UTC e 12:39 UTC, respectivamente. Esses dois eventos tiveram os epicentros localizados a aproximadamente 1180 km a NNE de Paranaíba-PI e a 1370 km de São Luís-MA. O terceiro evento, de magnitude 5.3, ocorreu às 14:14 UTC e teve o epicentro localizado a aproximadamente 975 km a NNW  das ilhas Ascenção e 1.900 km ENE de Natal-RN.
    O mapa de localização dos epicentros é mostrado na Figura 1.
Figura 1. Mapa da localização epicentral. O epicentro do sismo das 14:14 UTC é representado pela bola verde. Os epicentros dos sismos das 12:08 e 12:39 são representados pelas bolas laranjas. Fonte: USGS
 O registro desses eventos pela estação de Riachuelo (RCBR) é mostrado na Figura 2, abaixo.

Figura 2. O registro dos sismos na estação de Riachuelo está em destaque nos círculos em vermelho. Fonte: USGS.

Fonte: LabSis/UFRN; USGS
Heleno Lima Neto, Joaquim Ferreira, Rodrigo Pessoa

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Novos tremores na cadeia meso-oceânica em 09/08/2012

    Ontem, dia 09/08/2012, ocorreram dois tremores na cordilheira meso-oceânica. O primeiro, de magnitude 5.2, ocorreu às 07:09 UTC e teve o epicentro localizado a proximadamente 540 km a NW da ilha de Tristâo da Cunha e 3.350 km a E de Porto Alegre. O segundo evento, de magnitude 4.9, ocorreu às 08:59 e teve o epicentro localizado a aproximadamente 970 km a ENE de Fernando de Noronha e 1.335 km ENE de Natal.
    Esses dois eventos vem mais uma vez comprovar a intensa atividade sísmica na cordilheira meso-oceânica.
    O mapa de localização dos epicentros é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa da localização epicentral. O epicentro do sismo das 07:09 é representado pela bola verde. O epicentro do sismo das 08:59 é representado pela bola amarela. Fonte: USGS.
Fonte: LabSis/UFRN; USGS
Joaquim Ferreira


terça-feira, 7 de agosto de 2012

Novos tremores em São Caetano-PE em 07/08/2012

    Hoje à tarde recebemos a informação da Rádio Liberdade de Caruaru de que dois tremores haviam sido sentidos pela população de São Caetano, município vizinho a Caruaru.
    Analisando os dados da estação de Caruaru (NBCA), pertencente à rede RSISNE (Petrobras/UFRN/FUNPEC) verificamos que foram registrados dois eventos, ambos de magnitude 2.2, o primeiro às 16:09 UTC (13:09 hora local) e o segundo às 20:27 UTC (17:27 hora local).
    O mapa da localização do epicentro é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa epicentral dos tremores de hoje. A estrela vermelha mostra o local dos epicentros. O triângulo vermelho mostra o local da estação NBCA. Numa cor mais clara, em destaque, a área do município de São Caetano. Mapa elaborado por Heleno Lima Neto.
    O registro do evento das 20:27 UTC, na estação NBCA, é mostrado abaixo, na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento pela estação NBCA.
     Como tem sido noticiado diversas vezes neste blog a atividade sísmica em São Caetano vem ocorrendo em três áreas distintas sendo duas delas diretamente relacionadas ao Lineamento Pernambuco e a outra, ao norte de São Caetano, relacionada a uma zona de cisalhamento que sai do Lineamento Pernambuco. A atividade de hoje, como se pode ver no mapa da Figura 1, está relacionada a essa última área sísmica onde, em 2006 ocorreu um tremor de magnitude 4.0, a maior magnitude até agora observada em Pernambuco.

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes,  Heleno Lima Neto, Regina Spinelli

sábado, 4 de agosto de 2012

Novo tremor na cadeia meso-oceânica em 03/08/2012

    Ontem, 03/08/2012, tivemos mais um tremor na cadeia meso-oceânica. O evento ocorreu às 13:01 UTC e teve magnitude 5.0. O epicentro foi localizado a aproximadamente 1.380 km a SW da ilha de Santa Helena e a 3.700 km a E de Porto Alegre-RS. A localização do epicentro do sismo é mostrada na Figura 1.

Figura 1. Mapa da localização epicentral. O epicentro do sismo é representado pela bola verde. Na área abrangida pelo mapa são mostrados os epicentros de todos os sismos de magnitude acima de 4.0 que foram registrados nos últimos 30 dias. Fonte: USGS.
    O registro desse evento pela estação de Riachuelo-RN (RCBR) é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro de 24 horas da estação RCBR. O evento está registrado dentro do retângulo vermelho.
Fonte: LabSis/UFRN; USGS
Joaquim Ferreira

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Novos tremores na região de Sobral-CE em 02/08/2012

    Hoje pela manhã, fomos alertados pelo Sub-Tenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral, que dois eventos haviam sido bem sentidos de madrugada na região da Serra da Meruoca. Após uma análise dos registros de algumas das estações operadas pela UFRN, vimos que eles foram registrados pelas estações de Sobral (SBBR) e Pau dos Ferros (PFBR), pertencentes à rede do INCT de Estudos Tectônicos, bem como pela estação de Morrinhos (NBMO), pertencente à Rede Sismográfica do Nordeste do Brasil (RSISNE; Petrobras/UFRN/FUNPEC).
    Os dados preliminares obtidos são, para o primeiro evento: hora de origem 07:14 UTC (04:14 hora local) e magnitude 2.9; para o segundo evento: hora de origem 07:41 UTC (04:41 hora local) e magnitude 2.2.
    A localização epicentral foi feita com os dados da estação SBBR e está mostrada na Figura 1, abaixo.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é denotado pela estrela branca. As estações em operação na região são denotadas por triângulos vermelhos (estações digitais SBBR e NBMO) e azul (estação analógica SBSF). As áreas dos municípios são mostradas nas cores marrom (Sobral), azul (Alcântaras) e verde (Meruoca). Figura elaborada por Heleno Lima Neto.
     Como se pode notar, o epicentro está próximo à triplice fronteira entre os municípios de Sobral, Meruoca e Alcântaras. A atividade sísmica nessa região vem sendo monitorada e estudada pelo LabSis/UFRN desde 2008, ano em que ocorreu o maior tremor de terra nessa área (magnitude 4.2, em maio de 2008). Para mais informações sobre essa atividade sísmica, clique aqui.
    Os registros dos eventos nas estações de SBBR e NBMO são mostrados nas Figuras 2, 3 e 4, abaixo.

Figura 2. Registro do evento de magnitude 2.9 pela estação SBBR.
Figura 3. Registro do evento de magnitude 2.9 pela estação NBMO.
Figura 4. Registro do evento de magnitude 2.2 pela estação NBMO.
    Até o momento, ainda não temos muitas informações sobre o efeito dos tremores. Pela informação inicial do Sub-Tenente Marcos Costa, ambos os tremores foram bem sentidos na região da Meruoca próximo ao limite com o município de Sobral. Outras informações, advindas do radioamador Célio Cavalcante, de Forquilha, dão conta de que moradores dos municípios de Meruoca, Massapé, Sobral, Forquilha e outras cidades da região noroeste cearense sentiram a terra tremer.  Um levantamento macrossísmico vai ser realizado na região pelo Sub-Tenente Marcos Costa.

Fonte: LabSis/UFRN; INCT-ET; RSISNE
Joaquim Ferreira, Heleno Lima Neto, Regina Spinelli, Eduardo Menezes, Rodrigo Pessoa