Ontem e hoje ocorreram quatro tremores em Caruaru que foram sentidos pela população. O primeiro evento ocorreu às 18:53 UTC (15:53, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 1.9. O segundo evento ocorreu às 19:20 UTC (16:20, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 2.0. O terceiro evento ocorreu às 19:49 UTC (16:49, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 2.2. Todos esses eventos ocorreram ontem, dia 30/06. Na madrugada de hoje ocorreu um novo tremor, às 06:16 UTC (03:16, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 1.5. Esses eventos foram registrados por várias das estações operadas pelo LabSis.
O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.
|
Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está representado pela estrela vermelha. O triângulo azul mostra a localização da estação de Caruaru (NBCA). as linha escuras mostram os limites dos municípios da região. |
O registro do evento de maior magnitude, na estação NBCA, é mostrado na Figura 2.
|
Figura 2. Registro do evento na estação NBCA. |
No mês de fevereiro deste ano, entre os dias 03 e 08, foram registrados diversos tremores em Caruaru. Depois a atividade diminuiu e só agora reapareceu, na forma de tremores sentidos pela população. Cabe-nos repetir o que dissemos nessa ocasião:
Pela evolução da atividade sísmica parece, mas não é certo, que se possa estar entrando num período em que teremos vários sismos sentidos pela população, o que já ocorreu diversas vezes na história de Caruaru. Mas vamos ter que aguardar mais um pouco para podermos afirmar, com certeza, que esse tipo de atividade realmente está em ação.
Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Guilherme Sampaio, Eduardo Menezes, Rodrigo Pessoa