Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

sábado, 20 de abril de 2019

Novo tremor no Ceará em 20/04/2019

    Hoje, 20/04, às 03:26 UTC (00:26, hora local) foi sentido um novo tremor no Ceará, desta vez de magnitude preliminar 1.7. Segundo o Sr. Ivanildo, morador de São Joaquim, no município de Quixeramobim, esse evento foi sentido nessa localidade. 
    O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

 Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está representado pela estrela vermelha.  O triângulo vermelho mostra a localização da estação de Pedra Branca (NBPB.) Os triângulos verdes representam as estações sismográficas instaladas na região.
   O registro desse evento na estação NBPB está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento na estação NBPB.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Marconi Oliveira

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Novo tremor no Ceará em 18/04/2019 (hora local)

    No dia 18/04 às 23:30 (hora local; 02:30 do dia 19/04 UTC) ocorreu um novo tremor no Ceará, desta vez de magnitude preliminar 3.3.  Esse tremor foi sentido em diversas localidades dos municípios de Quixeramobim, Madalena e Boa Viagem e registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN, inclusive a estação de Itapé (NBIT), a aproximadamente 1.100 km do epicentro.
    O registro do evento na estação de Pedra Branca (NBPB) está mostrado na Figura 1. 

Figura 1. Registro do dia 19/04 (UTC) da estação de Pedra Branca (NBPB). 
    O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 2.

 Figura 2. Mapa de localização epicentral. O epicentro está representado pela estrela vermelha.  O triângulo vermelho mostra a localização da estação de Pedra Branca (NBPB.) Os triângulos verdes representam as estações sismográficas instaladas na região.
    Quando o tremor ocorreu a população das proximidades da área epicentral entrou em contato com Eduardo Menezes, do LabSis, narrando o que tinha ocorrido. Eduardo entrou em contato com Francisco Brandão, da Defesa Civil do Ceará, bem como com as defesas civis de Quixeramobim, Madalena e Boa Viagem.
    Como temos dito, é impossível prever como essa atividade sísmica vai progredir, podendo parar de repente, se manter mas no nível de magnitude atual ou mesmo recrudescer podendo haver sismos de magnitude maior que a até agora observada. Só o tempo dirá qual das hipóteses era a verdadeira.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Tremor de magnitude 3.0 no Ceará em 30/03/2019

    No dia 30/03, às 11:08 UTC (08:08, hora local) ocorreu um novo tremor acima do limiar de percepção (1.5), desta vez de magnitude 3.0. Este tremor foi sentido pela população dos municípios de Quixeramobim, Madalena e Boa Sorte. Esse evento foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN. 
    O registro do evento na estação de Pedra Branca (NBPB) está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Sismograma diário da estação NBPB. O evento está registrado após as 11:08.
    Esse evento foi registrado também pelas três primeiras estações em operação na região (QIFO, QISJ e QINO). O epicentro determinado a partir desses registros está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Mapa de localização epicentral. O epicentro está representado pela estrela vermelha.  Os triângulos verdes representam as estações sismográficas instaladas na região.
    Como sempre afirmamos, é impossível saber como evoluirá a atual atividade sísmica que está sendo estudada. Em breve, as seis estações já estarão em operação.
    Em áreas de estudo sempre fazemos palestras, junto com a defesa civil, visando esclarecer o que está ocorrendo para a população. Hoje à tarde, às 15:30, será dada uma palestra na localidade de Fogareiro por Eduardo Menezes, da UFRN, e Francisco Brandão, da Defesa Civil do Ceará. 

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes , Marconi Oliveira