Contatos

telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn;
e-mail: labsis.ufrn@gmail.com;
página: (https://labsis.ufrn.br/);
X: @LabSisUFRN

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Tremor de magnitude 4.9, ocorrido hoje (05/12) entre a dorsal e a margem equatorial.

    Hoje, 05/12, às 11:50 UTC (08:50, hora de Brasília), ocorreu um tremor de magnitude 4.9 sob o oceano Atlântico numa região entre a dorsal meso-oceânica e a margem equatorial. O mapa de localização está mostrado na Figura 1.

 

Fig. 1. O epicentro está simbolizado pela estrela amarela. A grande densidade de eventos mostra a localização da dorsal. A área em azul próximo ao continente mostra a margem equatorial. Fonte: EMSC.

    Segundo o EMSC (Euro-Mediterranian Seismological Centre), o epicentro desse evento ocorreu a 693 km a ENE de Cayenne (Guiana Francesa) e a 923 km a NNE de Macapá, Amapá.
    Esse evento foi registrado por várias estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), várias das quais operadas pela UFRN. O registro desse evento na estação NBPS (Pedro II, Piauí) está mostrado na Figura 2.

Fig. 2. Registro do sismo em NBPS. O registro do evento está nítido, em amarelo, do lado direito da figura. Fonte: LabSis/UFRN.

    Como se pode ver, pela Figura1, não sendo um sismo da dorsal, não é, portanto, um sismo de borda de placa mas um sismo intraplaca, da mesma forma que os eventos que ocorrem no NE do Brasil.
    Ultimamente o LabSis tem notado uma grande atividade sísmica tanto na dorsal quanto no norte da região NE, notadamente no Maranhão.  Tanto microtremores no continente quanto sismos na dorsal que não atingem o patamar de magnitude para serem divulgados pelo USGS ou EMSC, vem sendo registrados pelo LabSis. O evento de hoje, bem como os sismos da dorsal registrados pelo USGS nos últimos 30 dias, são mostrados na Figura 3.


Fig.3. Evento de hoje e eventos na dorsal nos últimos 30 dias. O evento de hoje está simbolizado pela bola laranja. Os demais bolas simbolizam os eventos na dorsal.

Fonte: LabSis/UFRN,  EMSC, USGS
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes



segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Tremor de terra registrado em Sergipe em 29/09/2025

 

            A bola vermelha no mapa indica a localização epicentral e a magnitude preliminar do evento.

    Nesta segunda-feira, 29 de setembro, o Laboratório Sismológico da UFRN, através de suas estações sismográficas, registrou um tremor de terra no município de Gracho Cardoso (SE). A atividade ocorreu às 09h31 UTC (06h31, no horário de Brasília) e teve magnitude preliminar de 2.5 mR. De acordo com relatos de moradores da região, a população local sentiu o tremor, que foi precedido por um forte estrondo.

    O último evento sísmico divulgado pelo LabSis/UFRN no estado de Sergipe foi em 07 de setembro, quando um sismo natural, com magnitude estimada em 1.7 mR, atingiu o município de Neópolis, durante às 18h11 (15h11, no horário de Brasília).

    O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado de Sergipe e em toda região Nordeste do país.



terça-feira, 3 de junho de 2025

Boletim mensal de eventos sísmicos no Nordeste - maio 2025

Mapa com a localização dos eventos sísmicos presentes no Boletim Sísmico do LabSis/UFRN, referente ao mês de maio de 2025.

    O Laboratório Sismológico da UFRN, neste final de mês, divulgou mais um boletim de eventos sísmicos mensal. O documento relacionado ao mês de maio, que estará disponível para download ao final desta notícia, na aba 'anexo', contém a lista dos 35 eventos sísmicos classificados para publicação.     Destacando a data em que ocorreram, o horário (UTC) registrado pelas estações sismográficas operadas e mantidas pelo LabSis/UFRN, a magnitude preliminar calculada e a localização do evento. Além disso, o arquivo traz uma breve explicação sobre magnitude e orientações explicativas de como agir no momento de um tremor. Ainda é possível acompanhar as publicações individuais dos eventos que venham a ocorrer na região Nordeste através da aba 'notícias' do portal do Laboratório Sismológico da UFRN.

    O LabSis/UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no Nordeste do país e também nos estados do Acre e do Pará.

Anexo: https://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/202516214634771669683344df4befe312/BOLETIM_SISMICO_-_MAIO_2025.pdf

 Fonte:

Página do LabSis/UFRN: (https://labsis.ufrn.br/)





segunda-feira, 2 de junho de 2025

Tremor foi registrado na Bahia em 01/06/2025

 

            A bola vermelha no mapa indica a localização epicentral e a magnitude preliminar do tremor

    Neste domingo, 01 de junho, o Laboratório Sismológico da UFRN, através de suas estações sismográficas, registrou um tremor de terra no município de Curaçá/BA. A atividade ocorreu às 21h48 UTC (18h48, horário de Brasília) e teve magnitude preliminar de 2.0 mR. Até o momento desta publicação, não há relatos de moradores da região que tenham sentido algum tremor.

    O último evento divulgado pelo LabSis/UFRN no estado da Bahia foi em 30 de maio, quando um sismo natural de magnitude calculada em 1.9 mR atingiu o município de Jacobina, durante às 06h58 UTC (03h58, horário de Brasília).

    O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado da Bahia e em toda região Nordeste do país.

Fonte:

Página do LabSis/UFRN: (https://labsis.ufrn.br/)


Novos tremores são registrados no Rio Grande do Norte em 01/06/2025

 

As bolas em vermelho e laranja no mapa indicam a localização epicentral e a magnitude preliminar dos tremores.

Neste domingo, 01 de junho, o Laboratório Sismológico da UFRN, através de suas estações sismográficas, registrou dois tremores de terra no município de Carnaubais/RN. A primeira atividade ocorreu às 09h52 UTC (06h52, horário de Brasília) e teve magnitude preliminar de 1.5 mR. Já o tremor seguinte foi detectado às 09h53 UTC (06h53, horário de Brasília) e também marcou magnitude calculada em 1.5 mR. Até o momento desta publicação, não há relatos de moradores da região que tenham sentido algum tremor.

Demais eventos registrados neste domingo (01) em Carnaubais/RN:

  • 01/06/2025 | 09h56 UTC | Abaixo de 1.0 mR
  • 01/06/2025 | 10h00 UTC | Abaixo de 1.0 mR 

O último evento divulgado pelo LabSis/UFRN no estado do Rio Grande do Norte foi em 29 de maio, quando dois sismos naturais foram detectados no município de João Câmara. O segundo tremor aconteceu às 06h08 UTC (03h08, horário de Brasília) e atingiu magnitude estimada em 2.1 mR.

O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado do Rio Grande do Norte e em toda região Nordeste do país.

Fonte:

Página do LabSis/UFRN: (https://labsis.ufrn.br/)


sexta-feira, 28 de março de 2025

Novo tremor de magnitude acima de 6.0 na dorsal em 28/03/2025

    Um novo tremor de magnitude acima de 6.0 voltou a ocorrer na dorsal no dia 28/03/2025, desta vez de magnitude 6.6.
    Esse evento ocorreu às 17:17 UTC e teve o epicentro localizado a menos de 3 km  do epicentro do evento de magnitude 6.1
    O registro dos dois eventos na estação de Riachuelo (RCBR) está mostrado na Figura 1.


Figura 1. Eventos na dorsal registrados em RCBR. Acima, em vermelho, temos o evento de magnitude 6.1. Abaixo, em azul e amarelo, o evento de 6.6.

        O mapa mostrando a posição relativa dos epicentros está mostrada na Figura 2.

    
Figura 2. Epicentros dos eventos nas proximidades de São Pedro e São Paulo. A estrela vermelha indica o epicentro do sismo de magnitude 6.1. A estrela amarela indica o epicentro do sismo de magnitude 6.6.

    Até o momento ainda não temos informações de como os tremores foram sentidos em São Pedro e São Paulo e os possíveis danos.

 Fonte: LabSis/UFRN,  USGS
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Marconi Oliveira

Forte Tremor de Terra na Dorsal Meso-Oceânica em 27/03/2025 (hora local)

    

Figura 1. Mapa epicentral. A estrela vermelha indica o local do epicentro. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Riachuelo (RCBR).

     Ontem, 27/03/2025, às 21:34 (hora local; 00:34 do dia 28/03 UTC) um forte tremor, de magnitude 6.1, ocorreu na dorsal meso-oceânica  próximo ao arquipélago de São Pedro e São Paulo.
    O epicentro do evento, mostrado na Figura 1, ocorreu a aproximadamente 42 km a SW de São Pedro e São Paulo (portanto dentro da Zona Econômica Exclusiva de 200 milhas ou 370 km), a 594 km a NNE de Fernando de Noronha, a 936 km a NNE de São Miguel do Gostoso-RN, a 952 km a NNE de Natal, a 1.095 km a NE de Fortaleza e a 1.120 km a NNE de Recife.
    Pela magnitude do evento  e a distância a São Pedro e São Paulo, ele certamente foi sentido no arquipélago, mas, até o momento, não temos informações sobre isso.
    O registro desse evento pela estação RCBR está mostrado na Figura 2.


Figura 2. Registro do evento em RCBR. O registro está em vermelho na parte de cima do sismograma.
  
 
Fonte: LabSis/UFRN,  USGS
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes