Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

domingo, 10 de julho de 2011

Visita a Florânia - RN

 Na sexta feira à tarde, o técnico do LabSis/UFRN Eduardo Alexandre Santos de Meneses esteve em visita a Florânia para verificar o efeito do tremor de magnitude 2.1 e, por meio de levantamento macrossísmico, tentar determinar, com maior precisão o epicentro do mesmo. Uma foto da visita encontra-se abaixo.

Técnico Eduardo Alexandre (à esquerda) conversando com a população de Florânia.

Segundo ele pôde averiguar, o tremor foi sentido com maior intensidade na vila de Jucuri, a 2 km da sede do município. Eis alguns relatos:
- A Sra. Guiomar Ferreira, na hora do tremor,  estava sentada na cama e sentiu o chão tremer e ouviu o telhado chiar.
- O Sr. José Vinício Clemente, morador a mesma localidade, descreveu que escutou um estrondo forte e a terra ficou gemendo. Ele estava fora da casa, na calçada, e teve a impressão de que uma bomba havia explodido.
- A Sra. Maria falou que seu neto estava sentado em um sofá na sala e sentiu como se o sofá o tivesse sacudido para cima. Ela observou que os alumínios da cozinha bateram e a janela vibrou.
- Em um comércio pequeno, na mesma localidade, o proprietário falou que as prateleiras balançaram mas não derrubou nada. Ele pensou que era um tiro de dinamite ali perto.
- No centro de Florânia, a descrição de várias pessoas foi praticamente a mesma: escutaram um forte estrondo seguido de um tremor de terra rápido.
- Em visita à estação de bombeamento da Caern, em Florânia, Eduardo ouviu tambem a narração de funcionários que ali estavam trabalhando na hora e, tiveram a impressão de ter sido uma das bombas da estação que tivesse estourado, na hora do estrondo, mas, checando em seguida toda a área da casa de máquinas, constataram ser mesmo um tremor de terra.
- Em conversa com o Sr. Edson Dantas, funcionário da Caern, e que tem um blog ( http://www.edsondantas.com/ ), ele descreveu que na hora do tremor estava sentado redigindo uma materia de notícias da região quando foi supreendido pelo estrondo seguido do tremor. Ele falou que imediatamente postou em seu  blog a informação sobre o tremor e, em seguida saiu para rua onde colheu várias informações sobre o tremor junto á população da cidade. Com base nos relatos coletados de várias partes da cidade, e regiões adjacentes, ele concluiu que o tremor teria sido mais forte na vila de Jucuri, para onde se deslocou ( http://www.edsondantas.com/?p=15902 ).  A visita do técnico Eduardo Alexandre a Florânia também foi postada no blog de Edson Dantas: http://www.edsondantas.com/?p=15914

 A visita a locais afetados por tremores de terra é importante por posibilitar a coleta de dados referentes ao efeito dos mesmos e, concomitantemente, esclarecer a população sobre o que está ocorrendo. Essa é uma das tarefas primordiais do LabSis/UFRN que será realizada, sempre que possível.
Além de ter sido registrado pelas estações de Riachuelo (RCBR) e Pau dos Ferros (PFBR) o tremor foi bem registrado pela estação mais próxima, a de Paraú (NBPA) pertencente á Rede Sismográfica do Nordeste do Brasil (RSISNE), que está a aproximadamente 50 km de Florânia, que servirá como estação base para o acompanhamento da evelução da atividade sísmica nessa região. O registro do sismo de magnitude 2.1 pela estação NBPA encontra-se abaixo.

Fonte: LabSis/UFRN; INCT de Estudos Tectônicos; RSISNE.

Um comentário:

  1. Acompanho o blog Sismos do Nordeste e considero importantíssima a divulgação. Transcrevi em meu blog várias informações sísmicas, publicadas aqui. A última foi: Tremores de terra no Brasil em 08.julho.2011

    Por Marise Jalowitzki
    08.julho.2011
    LINK: http://t.co/QCNb2D7

    Parabens pelo belo rabalho!

    ResponderExcluir