Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Novo tremor na região de Pedra Preta-RN em 07/11/2012

    Hoje, 07/11, às 09:13 UTC (06:13 hora local), ocorreu um novo tremor de terra em Pedra Preta-RN que atingiu a magnitude 2.1. Este evento foi registrado, entre outras, pela estação de Riachuelo (RCBR) e pelas estações da Rede Sismográfica do Nordeste (RSISNE) de Paraú (NBPA), Livramento (NBLI) e Pedro Velho (NBPV).
    A localização do epicentro é mostrada na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é simbolizado pela estrela vermelha. As estações  RCBR e  ACPP (Pedra Preta) estão simbolizadas pelos triângulos vermelhos.
    O registro desse evento pela estação RCBR é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento na estação RCBR.
    Como temos repetidamente noticiado a região de Pedra Preta continua ativa há quase dois anos, desde dezembro de 2010. No Nordeste do Brasil não são raros os casos de sequências sísmicas que duram mais de dois anos e, em alguns casos, podem chegar a mais de 10 anos, como a atividade sísmica de Cascavel-CE após 1993.
    Normalmente tremores de magnitude 1.5 podem ser sentidos (na verdade ouve-se o som, o denominado estrondo) próximo ao epicentro. Quanto maior a magnitude maior a área em que esse tremor pode ser sentido e maiores serão os efeitos observados.

Fonte: LabSis/UFRN; USGS; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Heleno Lima Neto


Nenhum comentário:

Postar um comentário