Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

quarta-feira, 27 de março de 2013

Novos tremores na região de Sobral em 27/03/2013

    Hoje, dia 27, fomos informados pelo Subtenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral, de que dois tremores haviam sido sentidos na região de Sobral, o primeiro, pela manhã ,e o segundo depois das 12:30 (hora local) sendo que este último foi sentido com maior intensidade.
    Foram analisados os registros da estação SBBR logo em busca do evento de maior magnitude. Esse evento ocorreu às 15:41 UTC (12:41 h. local) e atingiu a magnitude preliminar 2.6.
    O mapa de localização epicentral desse evento está na Figura 1.


Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é representado pela estrela vermelha. A estação de Sobral (SBBR) é representada pela estrela vermelha.
    O registro desse evento na estação SBBR é mostrado na Figura 2.


Figura 2. Registro do evento em SBBR.
    A direção do epicentro é a mesma da dos eventos anteriores mas a distância ao foco desse evento é maior que a dos eventos dos dias 17 e 24 bem como a assinatura da onda P, na componente vertical do registro (em vermelho na Figura 2),  é bem diferente (nos outros eventos a fase P, primeira a chegar, é bem maior que a fase S), conforme pode ser visto em postagem anterior. A conclusão é que o tremor de hoje ocorreu na parte mais profunda da Falha do Riacho Fundo sendo que os eventos anteriores ocorreram na parte mais rasa.

Fonte: LabSis/UFRN; INCT-ET; RSISNE
Joaquim Ferreira, Heleno Lima Neto, Paulo Oliveira, Eduardo Menezes, Regina Spinelli


Nenhum comentário:

Postar um comentário