Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Nova área sísmica em Pedra Preta-RN

    Hoje, às 15:04 UTC (12:04 h. local) e 15:05 UTC (12:05 h. local) ocorreram dois eventos de magnitudes 1.9 e 1.2, respectivamente, no município de Pedra Preta-RN, que foram registrados pela estação de Riachuelo (RCBR).
    Em princípio, isso seria uma situação normal pois a atividade sísmica em Pedra Preta se faz presente, de forma continuada, desde 2010. No entanto, os sismos de hoje não estão na mesma área epicentral, como se pode ver na Figura 1.

Figura 1. Mapa epicentral. O epicentro dos eventos de hoje está representado pela estrela vermelha. O epicentro do sismo de 2010 está representado pela estrela verde. As estações RCBR e ACCP estão representadas por triângulos vermelhos. Em destaque amarelo aparece o município de Pedra Preta.
      Como se pode notar, a nova área epicentral está bastante mais próxima da cidade de Pedra Preta que a anterior (antes, 13 km; agora, 8 km) o que significa que, se novos tremores, com a mesma magnitude dos anteriores, vierem a ocorrer eles serão mais fortemente sentidos em Pedra Preta.
    O registro dos eventos encontra-se na Figura 2.  

Figura 2. Registro dos eventos em RCBR.
 Fonte: LabSis/UFRN; USGS; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Heleno Lima Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário