Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Novo tremor na região de Sobral em 05/05/2013


    Ontem, dia 05, fomos informados pelo Subtenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral, de que um tremor havia sido sentido em Sobral e região, com maior intensidade na localidade de Camilos, na divisa dos municípios de Meruoca e Alcântaras.

    Analisando os dados da estação de Sobral (SBBR) verificamos que o evento ocorreu às 07:20 UTC (04:20 h. local) e teve magnitude preliminar estimada em 2.1. Outras estações como NBMO, em Morrinhos, também registraram o evento.

    O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. A estrela branca mostra o epicentro do sismo de magnitude 4.2 ocorrido em 2008.  O triângulo vermelho mostra a localização da estação SBBR. As áreas dos municípios de Meruoca e Alcântaras são mostradas em destaque.
    O registro desse evento pela estação SBBR é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em SBBR.
    A atividade sísmica na Serra da Meruoca, no limite dos municípios de Meruoca, Sobral e Alcântaras vem ocorrendo desde 2008, com períodos de maior ou menor intensidade, mas sempre presente. A atividade que ultimamente tem ocorrido com maior frequência a leste do epicentro magnitude 4.2 desta vez migrou para o oeste, no limite dos municípios de Meruoca e Alcântaras. Como sempre, é impossível prever como a atividade sísmica na região vai evoluir.

Fonte: LabSis/UFRN; INCT-ET; RSISNE
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Regina Spinelli


Nenhum comentário:

Postar um comentário