Nos dias 28 e 29/03/2014 voltaram a ocorrer novos tremores na cordilheira meso-oceânica. O primeiro tremor, de magnitude 5.0, ocorreu a cerca de 1.485 km a SW da ilha das Flores, Açores, e a 3.540 km a N de Belém. O segundo tremor, de magnitude 5.8, ocorreu a aproximadamente 1.441 km a NW da ilha de Ascensão (e não Santa Helena, como consta no boletim do USGS), a 850 km a ESE de São Pedro e São Paulo, a 1.220 km a ENE de Fernando de Noronha e a 1.580 km de Natal.
Um mapa geral mostrando a localização desses eventos é mostrado na Figura 1. Um mapa de localização detalhado, do segundo evento, é mostrado na Figura 2.
Figura 1. Mapa de localização epicentral. O círculo pequeno em azul indica o epicentro do primeiro evento (5.0). O círculo pequeno em amarelo indica o epicentro do segundo evento (5.8). |
Figura 2. Mapa epicentral detalhado do segundo evento. O epicentro está representado pela estrela vermelha. A estação de Riachuelo (RCBR) está representada pelo triângulo vermelho. |
Esses eventos, bem como o sismo que foi sentido em São Pedro e São Paulo (postagem anterior), foram registrados pela estação de Riachuelo (RCBR). O registro desses eventos está mostrado na Figura 3.
Fonte: LabSis/UFRN; USGS
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário