Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Seminário LabSis de 28/08/2014

    A partir do dia 28/08 vai ter início o ciclo de seminários de 2014 do Laboratório Sismológico (LabSis). Essa atividade é coordenada pelo Professor Jordi Juliá.
   Quinta-feira, dia 28/08, às 15:30 h, no auditório do Módulo REUNI do Departamento de Geofísica, acontece o primeiro seminário do LabSis, do ciclo de 2014. O palestrante será o mestrando Renato Dantas. 

Título: INVERSÃO TOMOGRÁFICA COM VÍNCULO DE ESPARSIDADE EM BASES DE WAVELETS

ResumoO vínculo de esparsidade, embasado pela teoria de Compressed Sensing, vem sendo utilizado com sucesso em problemas de tomografia sísmica poço-a-poço. Supondo que um campo de vagarosidades é esparso em certa base wavelet, é possível regularizar um problema sem necessariamente supor que tal campo é suave. Este trabalho propõe um critério para a escolha da melhor base de representação, tendo em vista a quantidade de informações incorporadas pela representação com um menor número de coeficientes. Também são apresentados três modos de construção de uma matriz de transformação wavelet de uma imagem. Cada modo é comparado em aplicações em tomografia com raios retos, utilizando-se as bases de Haar, Daubechies 2 e DCT, tanto com dados sintéticos como com dados reais, do IGT, do Aeroporto Madrid-Barajas. Os resultados com os dados sintéticos são promissores, mas talvez um método de traçado de raio seja necessário para a obtenção de melhores resultados com dados reais.

Palavras-chaves: Tomografia poço-a-poço, esparsidade, ondeleta.


Fonte: LabSis/UFRN
Renato Dantas, Jordi Julià, Rodrigo Pessoa, Joaquim Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário