Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3215-3796;
facebook: LabSis Ufrn

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Novo tremor na Serra da Meruoca-CE em 13/05/2015

     Fomos comunicados, hoje pela manhã, por Francisco Brandão, da Defesa Civil do Ceará, que um tremor de terra tinha sido sentido em Alcântaras, na Serra da Meruoca. Segundo Brandão, esse tremor foi sentido com maior intensidade que o do dia 05 de maio.
    Esse evento foi registrado por várias estações operadas pela UFRN no Nordeste do Brasil. O sismo ocorreu às 11:24 UTC (08:24, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 3.2.
   O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. Os triângulos azuis simbolizam as estações sismográficas operando na região: Sobral (SBBR) e Morrinhos (NBMO).
     O registro do evento na estação NBMO é mostrado na Figura 2. 

Figura 2. Sismograma diário da estação NBMO. O evento está claramente registrado em vermelho.
    Mais uma vez temos um evento na área sísmica da Serra da Meruoca. Essa sismicidade tem sido sentida desde janeiro de 2008 com períodos de maior e menor atividade. O evento de maior magnitude (4.2) ocorreu em maio de 2008 e, desde então, de vez em quando, ocorre um tremor sentido pela população. Como acontece normalmente em tais circunstâncias, não dá para prever qual a evolução futura dessa atividade sísmica.

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Guilherme Sampaio, Neymar Costa

Um comentário:

  1. Boa tarde, estou desenvolvendo a minha pesquisa de mestrado na Serra da Meruoca, gostaria de saber como faço para ter acesso aos registro históricos de sismo na região mencionada?

    ResponderExcluir