Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3215-3796;
facebook: LabSis Ufrn

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Terremoto de magnitude 7.0 na dorsal meso-oceânica em 17/06/2015

    Hoje, dia 17/06, às 12:51 UTC, ocorreu um novo tremor na dorsal meso-oceânica desta vez de magnitude 7.0, um dos eventos de maior magnitude ocorridos na dorsal nos últimos tempos. O epicentro do tremor está localizado a aproximadamente 494 km a WNW da ilha de Tristão da Cunha (e não Santa Helena, como colocado pelo USGS), a 2.800 km a SE de Vitória, a 2.860 km a SE do Rio de Janeiro,  e a 3.210 km a E de Porto Alegre.
    O mapa de localização epicentral está na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro do sismo está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Riachuelo (RCBR).

    O registro desse evento na estação RCBR é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento na estação RCBR.
       Dada a magnitude do evento é de se esperar que várias réplicas venham a ser registradas nos próximos dias.

Fonte: LabSis/UFRN, USGS
Joaquim Ferreira

Um comentário:

  1. E o pessoal acha difícil o Brasil não ser atingido por un tsunami, o mais engraçado é que tremores até consideráveis vem ocorrendo entre Brasil e África, hoje ou ontem ocorreu um de 5.2 no mesmo local e outro mais acima que tmbm se fosse um terremoto muito forte poderia causar tsunami no nordeste, não sei não, mas para mim, está para ocorrer um terremoto muito forte nessa região e um tsunami atingir o Brasil.

    ResponderExcluir