Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

segunda-feira, 7 de março de 2016

Tremores de terra no Ceará em 06/03/2016

    Ontem, dia 06/03, ocorreram dois tremores de terra, de magnitude preliminar acima de 3.0, no Ceará, na mesma área epicentral. O epicentro fica a aproximadamente 24 km a ESE de Solonópole e a 26 km a W de Jaguaribe. O primeiro evento ocorreu ás 20:08 UTC (17:08, h. local) e teve magnitude preliminar estimada em 3.1. O segundo evento ocorreu às 20:29 UTC (17:29, h. local) e teve magnitude preliminar estimada em 3.4. 
    O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está representado pelo círculo vermelho.
    Ontem mesmo o técnico Eduardo Menezes entrou em contato com Francisco Brandão, da Defesa Civil do Ceará, notificando-o da ocorrência desses eventos. Hoje, em contato com as Defesas Civis de Solonópole (Geraldo Lopes) e de Jaguaribe (Miguel Maia) foi possível saber informações de como os eventos foram sentidos.
    Os eventos foram sentidos, principalmente, na região limítrofe entre os municípios de Solonópole e Jaguaribe. Em Solonópole os eventos forma sentidos nas localidades de Nova Olinda, Alto Verde, Marretas e Bom Jardim, onde teria rachado as paredes de uma casa. No município de Jaguaribe, nas localidades de Feiticeiro, Nova Floresta e Palha.
    Dada a magnitude dos eventos é possível que outros eventos ainda venham a ser sentidos pela população embora, como sempre afirmamos, ser impossível prever a evolução de qualquer atividade sísmica.

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Guilherme Sampaio, Eduardo Menezes 

2 comentários:

  1. Aqui no rj no bairro santa Cruz zona Oeste perante a deus um pouco ante das 20:30 eu tinha acabado de chegar da igreja eu estava sentado na sala na hora que estava Armando o temporal deu um imenso estrondo em seguida deu mais outro e ouvi aquele eco sumindo aos poucos no céu e as portas e janela tremeu as vidraças e senti o tremores embaixo dos meus pés

    ResponderExcluir
  2. Aqui no rj no bairro santa Cruz zona Oeste perante a deus um pouco ante das 20:30 eu tinha acabado de chegar da igreja eu estava sentado na sala na hora que estava Armando o temporal deu um imenso estrondo em seguida deu mais outro e ouvi aquele eco sumindo aos poucos no céu e as portas e janela tremeu as vidraças e senti o tremores embaixo dos meus pés

    ResponderExcluir