Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Novo tremor na Serra da Meruoca em 24/07/2018 (hora local)

    Ontem, 24/07, às 21:27 (hora local; 00:27 UTC do dia 25/07) ocorreu um novo tremor na Serra da Meruoca, desta vez de magnitude preliminar estimada em 1.7. Segundo informações do Sr. Francisco Rinaldo Nogueira Araújo, gerente operacional da Defesa Civil de Sobral, esse evento foi sentido por várias pessoas em Alcântaras. Esse evento foi registrado por estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pelo LabSis/UFRN.
    O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está representado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Sobral (SBBR).
        O registro desse evento na estação SBBR está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em SBBR.
    Vamos repetir o que colocamos na última postagem relativa à sismicidade na Serra da Meruoca:
    A região da Serra da Meruoca é compartilhada pelos municípios de Meruoca, Alcântaras e Sobral. Em 2008 houve intensa atividade sísmica, tendo ocorrido um tremor de magnitude 4.2 que causou danos na região limítrofe desses municípios.
    Em sismologia não é possível fazer previsões sobre a evolução da sismicidade. É possível que esse evento seja um sismo isolado ou também o início de uma nova fase de atividade sísmica. Só o tempo dirá qual das hipóteses era a mais provável.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Marconi Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário