Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Novo tremor em Taipu-RN em 13/01/2020

    Hoje, 13/01, ocorreu um novo tremor em Taipu às 12:46 UTC (09:46, hora local). Esse evento foi registrado por diversas estações  da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.
    O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. A estrela vermelha indica  o epicentro do evento. Os triângulos vermelhos indicam a localização das estações de João Câmara (ACJC) e Riachuelo (RCBR). A linha vermelha indica a Falha de Samambaia. A estrela amarela indica o epicentro do sismo de Taipu de 2010 de magnitude 4.3. Em destaque, os limites do município de Taipu.
    O registro desse evento na estação ACJC está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento na estação ACJC.
    Essa atividade sísmica vem ocorrendo, de forma esporádica, há muitos anos, estando localizada, aproximadamente, entre Taipu e a localidade de Cajueiro. Trata-se de uma área sísmica que não está nem relacionada com a Falha de Samambaia nem com a atividade sísmica de 2010-2011.
    Como sempre dizemos, é impossível saber como essa atividade sísmica vai evoluir mas, graças ao monitoramento, sabemos que existe e onde está localizada, o que permite informar a população, as autoridades e os órgãos de Defesa Civil sobre ela.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário