Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Novos tremores na região de Palhano-CE em 27/04/2020

    Hoje, 27/04, ocorreram novos tremores na região de Palhano. Entre as 06:23 e 10:44 UTC (03:23 e 07:44, hora local) foram registrados 34 eventos na estação de Palhano (PLAL).
    O evento de maior magnitude ocorreu às 06:23 UTC (03:23, hora local) e teve magnitude preliminar 1.6.
    Esse tremor foi sentido em Palhano, segundo informações do professor Jeilson Santana, de Palhano, que confirmou que o mesmo aconteceu com os dois maiores eventos de ontem. O maior evento de hoje foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.
    O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização  epicentral. A estrela vermelha indica o epicentro do tremor de maior magnitude. O triângulo vermelho mostra a localização da estação de Palhano (PLAL). Em destaque os limites dos municípios de Palhano e Russas.
    O registro do evento de magnitude 1.6 pela estação PLAL está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento de magnitude 1.6 em PLAL.
    Os eventos de ontem e hoje são de um tipo em que se tem um evento de maior magnitude seguido por réplicas. Normalmente, no Nordeste, se tem uma atividade sísmica difusa, às vezes com a ocorrência de muitos eventos, e  com um ou outro tremor de maior magnitude. 
    Mais uma vez vamos repetir que é impossível saber como essa atividade vai evoluir podendo, inclusive, virem a ocorrer tremores de maior magnitude que as até agora observadas.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário