Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Novos tremores em Pedra Preta-RN em 13/10/2020

     Hoje, 13/10, foram registrados diversos tremores em Pedra Preta. O maior tremor, de magnitude 1.8, ocorreu às 07:01 UTC (04:01, hora local) e foi sentido em Pedra Preta, segundo informações do Sr. Magno, professor, e também radialista na Rádio Itaúna, em Pedra Preta.
     O maior evento foi registrado por diversas  estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.
      O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Riachuelo (RCBR). Em destaque, a área do município de Pedra Preta.

     O registro dos eventos na estação RCBR está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Sismograma (parcial) do dia 13/10/2020. São visíveis 5 eventos. O maior, de magnitude 1.8 está registrado em azul após as 07:01 UTC.

     Como sempre afirmamos em tais circunstâncias é impossível prever como a atual atividade sísmica em Pedra Preta vai evoluir. O LabSis vai continuar na sua função de monitorar os eventos e repassar as informações para as autoridades, em especial, a Defesa Civil, para os meios de comunicação e para o público em geral.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Aderson do Nascimento, Marconi Oliveira, Flauber Costa, André Tavares, Rômulo Brito, Marcos Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário